Problemas dos pvd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema as Economias em vias de Desenvolvimento. O objectivo principal deste trabalho é fazer uma análise, ainda que de forma sintetizada porque entendemos ser este tema bastante vasto e actual, dos problemas macroeconómicos dos países em desenvolvimento, concretamente os países da América latina, Ásia e África. A maior parte dos países subdesenvolvidos sãoaqueles que por circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e económico que manteve certas regiões à margem do processo de desenvolvimento da economia mundial concretamente, América Latina, Ásia e África. Para melhor compreensão do tema em análise, dividimos o trabalho em partes:
O conceito de Economia em desenvolvimento, as causas do subdesenvolvimento, ascaracterísticas das economias em desenvolvimento, o endividamento dos países em desenvolvimento, os novos pólos de desenvolvimento, as organizações e instituições de promoção ao desenvolvimento.
Para este estudo, utilizamos bibliografia que aborda a matéria em pesquisa, a Internet como forma de dar mais subsídio as nossas análises do tema em questão.

1. CONCEITO DE PAÍSES EM VIAS DEDESENVOLVIMENTO (PVD´S)
As economias do mundo podem ser divididas em quatro categorias: Economias de baixa renda (entre elas índia, Paquistão e os seus vizinhos, com grande parte da África subsaariana); economias de renda média inferior (China continental, os países menores da América latina e Caribe, muitos países do antigo bloco soviético e a maioria dos demais países da África); economias médiassuperiores (países da América latina, Arábia Saudita, Malásia, Turquia, África do Sul, Hungria, república Checa e Eslováquia); e finalmente, economias de alta renda (as economias de mercado industrializado ricas e uma grande parte de quantidade de países em desenvolvimento excepcionalmente afortunados como Israel, o Kuait ricos em petróleo e Cingapura).
Países em vias de desenvolvimento são países em queo rendimento real “per capita” é inferior aos países avançados como EUA, Japão e países da Europa ocidental.

1.2 Processo do desenvolvimento da economia
A chave do desenvolvimento reside em 4 factores fundamentais:
• Recursos humanos
• Recursos naturais
• Formação de capital
• Tecnologia

1.2.1 Recursos Humanos
Os planificadores económicos nos países em vias de desenvolvimentosalientam os seguintes programas específicos:
- controle das doenças e melhoria da saúde e nutrição para tornar os trabalhadores mais produtivos
- melhoria do ensino, com o objectivo de reduzir o analfabetismo e incentivar a formação profissional, pois, pessoas mais instruídas tornam-se trabalhadores mais produtivos e podem utilizar o capital de uma forma mais eficaz.
Acima de tudo, não se subestimea importância dos recursos humanos.

1.2.2 Recursos Naturais
Os recursos naturais agrícolas e minerais compõem uma fatia importante das exportações de muitos países em vias de desenvolvimento (petróleo, madeira, ouro e café).
Alguns países em vias de desenvolvimento da África e Ásia, foram pouco favorecidos pela natureza, a terra e os recursos que possuem tem de ser divididos entre populaçõesenormes. Por isso, há uma necessidade de conservação e adubagem apropriadas da terra, para o aumento da produção dos países em vias de desenvolvimento.

1.2.3 Formação de Capital
Os países em vias de desenvolvimento não possuem grandes quantidades de capital, o que os torna menos produtivos, isto é, o problema mais premente é o reduzido nível de poupança, em especial nas regiões mais pobres, oinadiável consumo corrente é o adversário do investimento na disputa pelos recursos escassos. O investimento em capital produtivo, que é indispensável para o rápido progresso económico é demasiado pequeno.

1.2.4 Tecnologia
Os países em vias de desenvolvimento tem uma vantagem potencial, beneficiam-se do progresso tecnológico dos países avançados.
O processo tecnológico está muitas vezes...
tracking img