Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia
-------------------------------------------------

O que é ciência?

- Segundo Descartes, é a confirmação, através de raciocínio lógico, de todo tipo de dúvida.

- É uma forma de se adquirir conhecimento, baseando-se em teorias e métodos cintíficos.

- É um conjunto de informações sobre a realidade acumuladas por várias gerações de pesquisadores depois de devidamentevalidadas pelo método científico.
-------------------------------------------------

Método – procedimento sistemático, às vezes repetido, a fim de se comprovar uma teoria.
-------------------------------------------------

O que é indução?
Indução é o princípio lógico segundo o qual deve-se partir das partes para o todo. Ou seja, ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando casos particulares e,depois de certo número de casos, pode-se generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo. Se, por exemplo, eu quero saber a que temperatura a água ferve. Coloco água no fogo e, munido de um termômetro, meço a temperatura. Descubro que a fervura aconteceu a 100 graus centígrados. Repito a experiência e chego ao mesmo resultado. Repito de novo e vou repetindo atéchegar à conclusão de que a água sempre ferverá a 100 graus centígrados. Umberto Eco dá um outro exemplo curioso: os sacos de feijões. Vejo um saco opaco sobre a mesa. Quero saber o que tem no mesmo. Uso o método indutivo: vou tirando o conteúdo do saco um a um. Da primeira vez, me deparo com um feijão branco. Na outra tentativa, de novo um feijão branco. Repito a experiência até achar que está bom(ou até acabar a verba). Então extraio uma lei: dentro deste saco só há feijões brancos.

O que é dedução?
A dedução é uma forma de raciocínio científico segundo o qual devemos partir do geral para o particular. Assim, devemos primeiro criar uma lei geral e depois observar casos particulares e verificar se essa lei não é falseada. Para os adeptos da dedução, o cientista não precisa de mil provasindutivas. Basta uma única prova dedutiva para que a lei possa ser considerada válida.
No exemplo do saco, imaginem que o vendedor nos disse que ele estava cheio de feijões brancos. Eu então retiro um feijão de dentro do saco. Se for um feijão branco, então minha hipótese está, por enquanto, correta.
Um problema da dedução é que ela geralmente se origina de induções anteriores. Geralmentefazemos uma lei geral depois de já termos observado casos particulares.
-------------------------------------------------

Método Cartesiano – para compreender o todo, basta compreender as partes.
-------------------------------------------------

Pesquisar – buscar respostas, esforçar-se para descobrir ou conhecer algo, instrumento dinâmico de questionamento, descoberta a aprofundamento.-------------------------------------------------

Pesquisa científica – utiliza-se de leis e teorias para explicar a realidade empírica, ou seja, tudo o que existe e pode ser conhecido com a experiência, que provém de tentativas, acertos e erros.
-------------------------------------------------

Tipos de pesquisa:
As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimular os entrevistados apensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espalo para a nterpretação. Parte de questionamentos como: “Qual conceito novo de produto deveria ser criado em umadeterminada categoria?”e “Qual é o melhor posicionamento de comunicação para esse produto?”, por exemplo.
Já as pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos estruturados (questionários). Devem ser representativas de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados...
tracking img