Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O tema abordado neste trabalho e sobre o filme Germinal do escritor Emile Zola e direção de Claude Berri. O intuito de tomar este filme como base de estudo, foi para descrever uma resenha critica sobre o mesmo. E para que esta resenha viesse a acontecer o filme foi exibido em sala de aula.
A resenha critica vem com a descrição do filme, enfatizando os baixos salários, horasexaustivas de trabalho, a miséria, entre outros. E segue com a intertextualidade entre os filmes Germinal e A Vida e Bela. Dando ênfase também a exploração do trabalho na contemporaneidade e a critica conclusiva sobre a obra.
Expondo assim a idéia principal que e a exploração do trabalhador na era do capitalismo industrial.

A EXPLORACAO DO TRABALHO NA REVOLUCAO INDUSTRIAL

O autor, Emile Zola nofilme Germinal, relata a chegada de um ex-maquinista em busca de emprego numa mina de carvão, onde e recepcionado pelo patriarca de uma família francesa que trabalha ali há anos, resistindo todos os percalços causados por um trabalho insalubre e de exploração humana. Família esta que tem desde crianças ate este velho patriarca trabalhando exaustivamente, sem ao menos ter amanhecido o dia ate oanoitecer.
Varias pessoas descem em uma espécie de elevador que mais parece jaulas para trabalhar em local quente, úmido e com cheiro de gás. La mulheres, homens e crianças fazem o trabalho duro de retirar o carvão, abastecer os vagonetes e transportá-los empurrando com a forca do próprio corpo.
A escavação acaba comprometendo a estrutura da mina, tendo que ser escorada. Entretanto o escoramento efeito de forma precária para não perder tempo. Com isso acabam arriscando a vida, devido o desmoronamento. E com o mau escoramento quem leva o prejuízo e o próprio trabalhador, pois perde parte de seu salário em multas.
Do lado oposto existe a família francesa nobre que vive no luxo devido à exploração destes trabalhadores. Morando em mansões bem diferentes das miseráveis casas das famíliasexploradas. Alem do luxo ali também existe a luxuria. A sogra traia o marido com o futuro genro e encara como se fosse muito normal.
No mercado da cidade as mulheres eram abusadas sexualmente pelo proprietário por não ter como pagar a mercadoria. Tinham que ceder seus corpos ou de suas filhas para obter credito novamente e assim conseguir alimentar suas famílias. Pois o salário que recebiam mal davapara pagar o aluguel de uma moradia simples.
O ex-maquinista citado no inicio consegue emprego na mina de carvão em virtude da morte de uma pessoa que ali trabalhava. La conhece a filha mais velha desta família de trabalhadores e se apaixona por ela. Não foi um amor correspondido já que esta jovem se relacionou com outro homem que a maltratava e humilhava.
Devido as mas condições de trabalho e umsalário de miséria, este ex-maquinista começa a convencer as pessoas de que uma greve viria a melhorar a vida de todos.Com o passar do tempo conseguiu a confiança de alguns destes trabalhadores, que começaram a levantar fundos fazendo uma poupança que seria usada para alimentar os grevistas e suas famílias no período desta luta contra a exploração humana.
À medida que se deu o inicio da greve nemtodos eram a favor. Já que o capital levantado era muito pouco diante do período que haveriam de ficar sem salários. Um dos oposicionista a greve queria a destruição das minas, por acreditar que só assim todos poderiam viver longe das “mãos” opressoras da revolução industrial. Algo que mais tarde ele mesmo fez em uma das minas de carvão, desobstruindo a passagem da água em uma delas.
Um dosgerentes tenta negociar com uma parte desses trabalhadores para que sejam sensatos. Apontando assim todos os benefícios que os trabalhadores tinham: casa para morar, sem citar que a companhia (sistema que empregava esses trabalhadores) cobrava o aluguel das mesmas. E mais, que o carvão para aquecer suas casas também era um dos benefícios desta companhia, que segundo ele era como uma mãe para todos....
tracking img