Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO POR RADIO FREQUENCIA

Andre burini*

RESUMO: esse artigo apresenta a tecnologia de identificação por radio freqüência e expõe a importância para o mercado de suprimentos e analisa suas vantagens e desvantagens.
PALVRA CHAVE: Radiofreqüência, Etiqueta Eletrônicas, Etiquetas inteligentes.

1. INTRODUCAO
1.1 OBJETIVOS
O objetivo da tecnologia RFID, que são as EtiquetasInteligentes é revolucionar o rastreamento e gerenciamento de todo o processo, desde equipamentos industriais a produtos farmacêuticos e demonstrar que as Etiquetas Inteligentes já vêm revolucionando o mercado e quais suas vantagens e desvantagens.

1.2JUSTIFICATIVA

A justificativa da importância da tecnologia por Radio Freqüência deve-se a possibilidade de reconhecimento de produtos compotenciais ganhos e eficiências, trazendo para os dias atuais possibilidades no abastecimento anteriormente era só no imaginário.


O FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA RFID

2.1 RFID
A RFID é uma tecnologia de identificação que a Radiofreqüência e não a luz.
A tecnologia surgiu inicialmente na década de 1980 como uma solução para o sistema de rastreamento e controle de acesso.

2.2 UTLIZACAO
ARFID foi desenvolvida no intuito de rastrear um controle, fluxo de produto mesmo estando em movimento.
É uma tecnologia que vem sendo aplicada em Etiquetas Eletrônicas para facilitar o rastreamento do produto desde a sua fabricação até o ponto final de distribuição.

2.2 COMO FUNCIONA
As Etiquetas Eletrônicas colocadas nos produtos são adotadas de um micro chip, que é rastreado por ondas deRadiofreqüência e é uma resistência de metal (ou carbono), e é utilizado como antena para transmissão de dados, as etiquetas respondem a sinais de radio de um transmissor (fig - a), enviando de volta informações quando a sua localização e identificação(fig-B).



Etiquetas Inteligentes: o micro chip envia sinais para as antenas que capturam dados e transmitem para os leitores especiais que emseguida passam por filtragem de informações e que se comunica com os diferentes sistemas,
Tais como gestão empresarial de relacionamento cliente e de cadeia de suprimentos. Esse sistema permite em tempo real, sobre onde estão estoques e mercadorias, informações de preços, prazo de validade, números de lotes, entre outras. E ainda esse sistema pode ser criptografadas atualizadas remotamentepara sua maior segurança.

2.3 OS COMPONENTES DA RFID

Os sistemas RFID consistem basicamente em três componentes. Antena, Transceiver (com decodificador), transponder (chamados de tag) composto pela antena e pelo micro chip.
2.3.1 Antenas: São fabricadas em diversos formatos e tamanhos com configurações e características destintas e cada uma para cada tipo de aplicação.
2.3.2Transceiver ou leitor: É o que emite freqüência de radio que são dispersas em diversos sentidos no espaço desde alguns centímetros até metros isso depende da potência de saída e Freqüência de Radio utilizada.
2.3.3 Transponder: Os transponder estão disponíveis em diversos formatos(pastilhas, argolas, cartões, etc.), os materiais utilizados para seu encapsula mento podem ser de plástico, viro, etc.EXISTEM TAMBEM DUAS CATEGORIAS DE RFID.
AS ATIVAS E PASSIVAS.

2.3.4 Ativas: São alimentadas por uma bateria interna e tipicamente permitem processos de escrita e leitura.
Seu custo são maiores que as Passivas, e ainda possui uma vida útil limitada no Maximo de dez anos.
2.3.5 Passivas: Operam sem baterias e sua alimentação é fornecida pelo próprio leitor através de ondas eletromagnéticas. Eteoricamente possui uma vida útil limitada e é geralmente de um tipo só leitura(Read-only) usada para curta distancia e a capacidade varia conforme o tipo do micro chip.

2.3.6 FAIXAS E FREQUENCIAS

Os sistemas RFID também são definidos pelas faixas e freqüências que operam.
Sistema de Baixa Freqüência (30 kHz a 500 kHz): É utilizada para curta distância de leitura e de baixo custo...
tracking img