Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal De Alfenas

Alfenas Maio 2012

Janaína Gabriele Dos Santos

Trabalho referente a disciplina de Metodologia do Curso de Geografia da Unifal pela aluna:Janaína Gabriele Dos Santos

Introdução:A geografia ajuda a cultura brasileira e as suas regiões,para que entenda como o processo se desenvolveu ao longo deste assunto ou contexto histórico,dividindo a ideologia deespaço e região,colocando a cultura como um sub-tema a ser avaliado e analisando uma questão que é sempre colocada em choque e divide opiniões de especialistas da área,vou citar um estado brasileiro:Minas Gerais.O centro de minas é industrializado,com as microrregiões exportando os seus produtos.O norte de minas é rural,com as suas fazendas e as pessoas que ali vivem para extrair o que precisa para asua alimentação.O sul de minas é também industrializado sendo um pouco mais rico do que o norte. E como a geografia entra neste processo?Qual a sua importancia para aquela região?A cultura dentro da geografia pode influenciar ou atrapalhar a cultura deste povo?È isso que venho esclarecer para que cada pessoa tenha um melhor entendimento e fazer a sua própria análise e chegar a sua conclusão.Justificativa:A influencia da maneira de viver de cada região,atuando no meio de um interesse próprio da cultura de nosso país,especificamente da região sudeste,levando ao conhecimento amplo de cada região,utilizando as técnicas que a geografia usa para ajudar estas populações,ou seja,beneficiando cada região e procurar entender como é este processo de avaliação da cultura brasileira.

MinasGerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os estados que integram a região Sudeste do Brasil. As manifestações culturais são muito diversificadas, com grandes influências dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos.

Entre os vários elementos da cultura do Sudeste, estão:

Carnaval – festa popular comemorada em todo o Brasil. No Rio de Janeiro é realizado o carnaval maisfamoso do mundo, e atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Batuque – dança africana que representa um ritual de fertilidade, sendo difundida nas cidades do interior paulista. A dança é realizada através de uma fileira de homens que fica a 15 metros de distância das mulheres, e, ao iniciar o ritual, os homens e as mulheres dão a “umbigada”, ou seja,o ventre da mulher bate na barriga do homem.

Samba de Lenço – é considerado o ancestral do samba cosmopolita. A utilização do lenço é uma forma de devoção a São Benedito. Apresenta aspectos similares ao jongo e o batuque. Sua dança é de origem africana, podendo ser praticada tanto no meio urbano (samba de salão) quanto na zona rural (samba de roda, samba campineiro e samba de lenço).

Foliade Reis ou Reisado – folguedo que ocorre no período do natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias difere-se conforme o lugar, normalmente são grupos de rapazes que realizam uma cantoria. Os instrumentos utilizados são: cavaquinho, violão, pandeiro, pistão e tantã. É um costume de origem portuguesa em comemoração à festa do Divino ou dos ReisMagos.

Congada – a congada consiste na luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E, todos juntos, fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil.

Ticumbi – consiste numa vertente da congada,praticada somente no Espírito Santo. São negros com trajes brancos e fitas coloridas. É uma manifestação guerreira dramática.

Dança de São Gonçalo – dança de origem portuguesa. É composta por duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, na qual as moças se vestem de branco, rosa ou azul. Cada fileira é encabeçada por dois violeiros que ditam o ritmo da dança. Os dançarinos ficam dando...
tracking img