Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Civil
Introdução a Engenharia
Silvio Xavier Santos

Noite
22/10/2012

Leonardo Angelo Saturnino e Alexandre de Oliveira Cornelio

Estruturar:

Citar e explicar exemplificando com casos práticos, sobre cada um dos 9 (nove) deveres dos profissionais da Engenharia;

1º - Interessar-se pelo bem público e com tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade eexperiência para melhor servir à humanidade.

Contribuir ajudando para o progresso da coletividade, com seu uso intelectual e material para as obras de cultura, ilustração técnica, ciências aplicadas e investigação científica.
Auxiliar a coletividade na compreensão correta dos aspectos técnicos e assuntos relativos á profissão e seu exercício.
Somente se expressar publicamente sobre assuntostécnicas se estiver devidamente capacitado e quando solicitado a emitir sua opinião, somente fazê-lo com conhecimento da finalidade da solicitação e se em benefício da coletividade.
Ex: O Governo Federal do Brasil criou em março de 2009, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de que a população de baixa renda possa realizar o sonho de compra da casa própria, através definanciamento facilitado e com taxas mais acessíveis.

2º - Considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.

Não elaborar serviços suspeitos sabendo do risco de falhas da execução.
Colaborar para melhorias na profissão, sobre os seus conhecimentos, e ajuda de trabalho a classes baixas, escolas e órgãos técnicos ecientíficos.
Contribuir nas entidades de Classe, toda vez que lhe for solicitado para que conquistem um sucesso das suas iniciativas em proveito da profissão, dos profissionais e da coletividade.
Não se associar com pessoas que não tenham a necessária habilitação profissional para cargos excepcionalmente técnicos
Não contribuir em nada para empreendimento de caráter duvidoso ou que não se condiz com osprincípios da ética.
Não aceitar tarefas para as quais não esteja preparado, contribuir somente para pessoas que preencham os requisitos indispensáveis para exercer a profissão.
Fazer publicidade honesta e digna para que não possa comprometer o conceito da sua profissão ou de colegas.

Ex: Negligência na construção e inspeção do prédio que desabou no bairro buritis

3º - Não cometer oucontribuir para que se cometam injustiças contra colegas.

Não realizar atitudes e nem ações contra colegas de maneira falsa ou maliciosa, direta ou indiretamente, que prejudique a reputação , a situação ou atividades dos mesmos.
Não criticar de forma alguma os trabalhos de outro profissional ou as determinações daquele que tenha atribuições superiores.
Não interferir entre outros profissionais,sem ser solicitada sua intervenção e neste caso, evitar, na medida do possível, que se cometa injustiça.

Ex: Há muitos empregados que prejudicam seus colegas de trabalho para se promover.

4º - Não praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais.

Não cometer plágios aproveitando-se das idéias, planos e projetos de outroscolegas de profissão. Somente com autoria dos profissionais, com a necessária citação ou autorização expressa.
Não criticar o profissional.
Não demitir um profissional em trabalho sem seu conhecimento antecipado.
Não solicitar cargo desempenhado por outro profissional.
Não corrigir o trabalho de outro profissional, sem o seu consentimento.

Ex: Cópias de projetos, por exemplo, são casos queestão sempre acontecendo, fato este que é ilegal, afinal não é correto você se promover, ganhar prêmios, dinheiro, e créditos, sobre um trabalho que não é seu.

5º - Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição de preços por serviços profissionais.

Não entra em pregões desvalorizando o trabalho abaixo o preço para ganhar de qualquer forma.
Não competir...
tracking img