Aula agroindutrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 2
Conceitos Gerais, Evolução e Apresentação do Sistema Agroindustrial

BRASIL, CELEIRO DO MUNDO?

BRASIL, CELEIRO DO MUNDO?


Termo cunhado por G.V. (Estado Novo);



Baixa áreacultivada em relação ao potencial se comparado a outros países (EUA);
106 milhões de Hectares para expansão das terras cultivadas.



A Importância do Agronegócio



Em 2004, de acordo como MAPA o agronegócio foi responsável por:






33% do PIB, estimando-se em US$ 180,2 bilhões o PIB do setor; 42% das exportações totais, cerca de US$ 36 bilhões; 37% dos empregosbrasileiros, sendo cerca de 17,7 milhões de trabalhadores só no campo .

A Importância do Agronegócio






Segundo IBGE, no período de 1990 a 2010, o PIB agropecuário cresceu 3,18% a.a., enquantoo PIB total cresceu 2,71%. Brasil: 1º produtor e exportador de café, açúcar, álcool e suco de frutas; Líder nas exportações de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro; Conceitos Iniciais
SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS


“A soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento,processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles”.



DAVIS, John H., GOLDBERG, Ray. A. A concept of agribusines. New York: Alpine. 1957. p. 136.

ConceitosIniciais
SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS


“ Sistema que engloba desde os fornecedores de bens e serviços à agricultura, os produtores agrícolas, os processadores, transformadores e distribuidoresenvolvidos na geração e no fluxo dos produtos agrícolas até o consumidor final. Participam também nesse complexo os agentes que afetam e coordenam o fluxo dos produtos, tais como o Governo, os Mercados, asentidades comerciais, financeiras e de serviços”.



[1] ARAUJO, Ney Bittencourt; WEDEKIN, Ivan; PINAZZA, Luiz Antônio. Complexo Agroindustrial: O “Agribusiness” Brasileiro. Agroceres: São...
tracking img