Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: “Empresas que Aprendem e Inovam”



Delimitação do Tema


Baseado nos fundamentos de Aprendizagem e Inovação apresentaremos como exemplo a Eastman Kodak Company.
De empresa visionaria que por muitos anos atendeu a necessidade de seus consumidores, como referência do mercado de imagem, a degradação de seu produto por falta de adequação ao mercado que esta em constante mudança, até oreconhecimento de suas falhas e a volta por cima de uma empresa que era pioneira das indústrias de fotografia.


Conceito de Inovação


As organizações se encontram frente ao desafio de buscar alcançar resultados eficientes e eficazes, face às novas exigências do mercado global que têm sido impostas pelas mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. Assim, torna-se extremamenteimportante, para a sobrevivência das organizações, que estas se tornem aprendizes eficientes e que sejam capazes de se adaptar à rápida alteração de condições em seu ambiente interno e externo, gerando a inovação que lhes dará vantagem competitiva, permitindo sua sobrevivência.


“A inovação é a ferramenta específica dos empresários, o meio através do qual eles exploram a mudança comooportunidade para um negócio ou um serviço diferente. É possível apresentá-la sob a forma de disciplina, aprende-la e praticá-la. Os empresários têm de procurar deliberadamente as fontes de inovação, as mudanças e os seus sintomas, que assinalam oportunidades para inovação bem-sucedida. E têm de conhecer e aplicar os princípios da inovação bem-sucedida." Peter F. Drucker”

A inovação é um processo que geraalgo novo - produtos, aplicações, processos, práticas ou sistemas. É um método criativo de ver novas aplicações para o conhecimento existente, combinar pequenos fragmentos de conhecimento para criar uma nova habilidade ou inventar novas soluções.

A inovação não é um processo bem controlado; pelo contrário, ela depende de disponibilidade de recursos, redundância de esforços, tentativa e erro,experimentação, estar livre de pressões e de maneiras especificadas de se fazer as coisas, autonomia e habilidade.

Peter Drucker ressalta que existem três condições básicas a serem apreendidas e dominadas pelas organizações visando uma inovação eficaz:

• A inovação é trabalho. A inovação é um trabalho árduo, intencional e objetivo, com grandes exigências de diligência, persistência eempenho. Requer conhecimentos, talento, pré-disposição;


• Para ser bem-sucedido, o inovador tem de apostar naquilo em que é forte. Os inovadores bem-sucedidos analisam uma extensa gama de oportunidades e depois perguntam: "Qual destas oportunidades se adapta a esta empresa, se relaciona com aquilo em que nós somos bons, com aquilo que provamos ser capazes de fazer?



• A inovação éuma realidade econômica e social, uma mudança no comportamento das pessoas em geral. Ou é uma mudança no processo organizacional, isto é, no modo como as pessoas trabalham e produzem algo. Por isso, a inovação tem de estar sempre próximo do mercado, centrada de fato, e ser movida pelo mercado.



Conceito de Aprendizagem:


Em Garvin (1) tivemos contato com o conceito: “A organização queaprende é a que dispõe da habilidade para criar e transferir conhecimentos e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e idéias”.
Isto quer dizer que se uma organização “aprende” é porque ela está o tempo todo criando o seu próprio futuro, afinal, ela deverá estar capacitada para isto. Deve fazer parte de a sua rotina analisar o seu desempenho, as causas eefeitos dos seus resultados, simular o cenário futuro, imaginar-se em outros mercados, agir de forma a obter sucesso em suas metas. Mas tudo muito bem planejado, conciso e rápido.
Portanto, as empresas devem ser capazes de aprender. E aprendendo irão desenvolver conhecimentos novos e como em um “looping”, estes conhecimentos farão com que surjam novos processos, novos aprendizados, ou seja, haverá...
tracking img