Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:

Apresentação 2
Síntese 3
Avaliações Preliminares 5
Avaliação Final 7

Apresentação

O artigo científico escolhido para ser analisado no trabalho foi o texto intitulado “Estudo eletroquímico da recuperação de metais de pilhas e de baterias descartadas após o uso”, de autoria de Kellie Provazi, Denise Crocce Romano Espinosa e Jorge Alberto Soares Tenório. Trata-se de umartigo publicado na REM: Revista Escola de Minas, revista que reúne artigos nacionais e estrangeiros nas áreas de Engenharia, Mineração, Metalurgia e Geologia.
Referência completa:
PROVAZI, K; ESPINOSA, D. C. R.; TENÓRIO, J. A. S. Revista Escola de Minas, Ouro Preto, v.65, N°03, p. 335-341, jul./set. 2012.



Síntese

O objetivo do artigo em estudo é “ recuperar os principais metais presentesem um lote com uma mistura de diversos tipos de pilhas e de baterias descartadas após o uso, lotes obtidos em um posto de coleta.”. Ou seja, a contribuição da pesquisa é encontrar um método que consiga tratar de todos os tipos de pilhas e de baterias juntos e recuperar seus metais mais relevantes.
Essa pesquisa foi justificada pelo fato de ter havido um aumento no consumo de dispositivoseletrônicos que usam pilhas e baterias como fonte de energia e vêm sendo descartadas de forma incorreta. Assim, com esse estudo, a reciclagem de tais materiais pode ocorrer de modo que diminua o desperdício de matérias-primas e de recursos naturais não renováveis, também prevenindo possíveis riscos ambientais associados ao descarte desses produtos.
Mas, o que impulsionou a pesquisa é ela ser pioneira noassunto. Ela prima estudar um único processo para a reciclagem de uma mistura com todos os tipos de pilhas e baterias descartadas após o uso, pois só existem, no mundo, processos que se baseiam na reciclagem de um ou dois tipos de pilha ou bateria.
O início da pesquisa se deu com um lote contendo pilhas e baterias descartadas após o uso e foram identificadas quanto a seus tipos. O lotefoi moído em um moinho de facas e submetido à redução no forno elétrico e à separação magnética. A porção não magnética foi lixiviada em ácido sulfúrico à temperatura ambiente. “A composição do licor de lixiviação foi analisada por Espectometria de Emissão óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES) e serviu como base para a elaboração da solução sintética usada no presente estudo. Aredução em forno elétrico é feita para evaporar metais tóxicos como o mercúrio, o zinco, o cádmio e o chumbo e para reduzir o MnO4 para MnO.”
Na solução sintética que foi preparada baseada na composição química foram encontradas as seguintes composições (em massa) de cada íon metálico: 67,8% de manganês, 29,5% de ferro, 1,7% de níquel, 0,5% de cobalto e 0,4% de cobre.
Logo apósfoi feita uma precipitação do ferro com pH 2,5, utilizando-se hidróxido de amônio. Em seguida investigaram a influência dos parâmetros de extração por solventes e reextrações. Essa extração por solventes foi estudada usando-se o Cyanex 272( 0,6 mol/L em querosene) como extratante. Já a reextração foi feita utilizando-se H2SO4 em pHs que variam de 0 a 1,7. Foram estipulados 4 estágios de agitaçãoconstante por vinte minutos, pois foi observado que a partir do quinto estágio não ocorria mais extração e nem reextração.
Para a preparação dos eletrólitos usados nas eletrodeposições, as soluções aquosas obtidas dos metais de interesse provenientes das reextrações foram utilizadas em cada eletrólito correspondente ao seu metal, adicionando-se ácido bórico ou clorídrico e ajustandoo ph com ácido sulfúrico.
Na eletrodeposição metálica foram feitos testes calculando-se o potencial de deposição para cada metal, usando a equação de Nernst. Nos primeiros testes alguns parâmetros foram comuns a todas as eletrodeposições, tais como temperatura ambiente, sob agitação, tempo de uma hora utilizando um contraeletrodo de grafita e um eletrodo de trabalho de aço...
tracking img