Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE METODOLOGIA DA PESQUISA NO DIREITO

-PARTE IV
1. 1 FICHAS DE LEITURA
As fichas de leitura são ultilizadas frequentemente em trabalhos acadêmicos,com caráter didático nas Graduaçõese Pós –Graduaçoes dos cursos de Direito em todo o Brasil,para fazermos a pesquisa,sobretudo não exclusivamente teórica necessitamos de ir a busca de um material bibliográfico,adequado a nossasbuscas ou seja,as fontes.
Após pesquisadas e encontra-las chega por fim a hora de estuda-las,interpreta-las e assim,avaliar a sua qualidade e assumir o status de bibliografia definitiva nainvestigação.
O fichamento é necessário,para que possamos descartar ou minimizar a importância de fontes,por vez os fichamentos efetuados possibilitarão que todas as informações estejamorganizadas para facilitar o acesso a elas em qualquer momento.
Para facilitar o uso de fichamentos o programa mais adequado é o WORD(MICROSOFT WORD),na qual possui uma referencia de links nos quais podefacilitar o trabalho porque idexa os arquivos (fichas) de acordo com a palavra-chave que estipular.
A numeração das fichas é muito importante.Ao final devemos contar quantas foram numerando –asda seguinte forma :para cada 10 páginas por exemplo,1/10,2/10,3/10...a medida em que for lendo saberá quantas paginas e quantas faltam para finalizar a leitura.

01-INDICAÇÃO DO TIPO DE FICHA1/10
02.NOME DO AUTOR DO FICHAMENTO
03.DATA DO EVENTO (AULA,PALESTRA ETC.)04.NOME DO PROFESSOR(PALESTRANTE,CONFERENCISTA,PAINELISTA,ETC)
05. TITULO OU TEMA DA AULA (DA PALESTRA,DO PAINEL,DO SEMINARIO ETC.)
06.EXPOSIÇAO DO CONTEUDO MINISTRADO
07.APRECIAÇAOCRITICA,RESSALVAS,PONTOS DE INTERESSE OU DE CONTATO COM OUTRAS INFORMAÇOES,REFLEXAO FINAL SOBRE ALGUM PONTO OU SOBRE O CONJUNTO DO CONTEUDO DAS INFORMAÇOES RECEBIDAS.
08.DATA DA REALIZAÇAO DO FICHAMENTO...
tracking img