Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





A Metodologia tem como função mostrar o "caminho das pedras" da pesquisa, ajudar a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo. A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, necessita, para que seus resultados sejam satisfatórios, estarem baseadas emplanejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes. Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo, exemplo um cozinheiro: Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medidado envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha.

O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa. A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significaescolher um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa. Precisamos, então, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.

A disciplina de Metodologia Científica é importantíssima para a sua vida acadêmica; os conteúdos apresentados servirão de base para todo o curso e para a sua atuação profissional.

Aoelaborar qualquer tipo de trabalho científico ou acadêmico, o universitário só será bem sucedido, obtendo-se realmente aprendizagem, se primeiro fizer um estudo analítico do documento em questão, procurando conhecê-lo, compreendê-lo e interpretá-lo, para depois documentá-lo. Para fazer um bom estudo do documento, sugere as orientações dadas por Severino (1984) em sua técnica de leituraanalítica.


PESQUISA DESCRITIVA





A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis), sem manipula-los; estuda fatos e fenômenos do mundo físico e, especialmente, do mundo humano, sem a interferência do pesquisador. (RAMPAZZO, 2005).

A pesquisa descritiva não propõe soluções, apenas descreve os fenômenos tal como são vistos pelo pesquisador,o que não significa que não serão interpretados, mas somente que a contribuição que se desejar dar é no sentido do promover uma analise rigorosa de sue objeto para, como isso, penetrar em sua natureza (pesquisa qualitativa). Descrição permite diagnóstico do problema, o que é sempre muito importante e tarefa procedente. (MEZZAROBA, 2003).

Na concepção de Gil( 1999), a pesquisa descritivatem como principal objetivo descrever características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre as variáveis. Uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados.

Infere-se do exposto que a pesquisa descritiva, ou seja, não é tão preliminar como a primeira nem tão aprofundada como a segunda. Nessecontexto, descrever significa identificar, relatar, comparar, entre outros aspectos.

De forma análoga, Andrade (2002) destaca que a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisa-los, classifica-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles. Assim, os fenômenos do mundo físico e humano são estudados, mas não são manipulados pelo pesquisador.A pesquisa descritiva têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeras os estudos que podem ser classificados sob este titulo e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados, tais como o questionários e a...
tracking img