Metodologia tradiciona x agil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO:
TRADICIONAL X ÁGIL

São Paulo
2012

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 6ºJ

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO:
TRADICIONAL X ÁGIL

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Análise de Sistemas II da Faculdade de Computação e Informática daUniversidade Presbiteriana Mackenzie, orientado pela Professora Regiane Moreno, como nota parcial da disciplina.

São Paulo
2012
Sumário

1. Introdução...................................................................................................4
2. Metodologias Tradicionais (Clássicas).......................................................5
3. MetodologiasÁgeis.................................................................................. 10
4. Comparativo............................................................................................. 14
5. Conclusão................................................................................................. 17
6. Bibliografia..............................................................................................18
1.
Introdução

A construção de sistemas é complexa, pois deve lidar com requisitos intransigentes, restrições de integridade e a necessidade de um vasto conhecimento sobre a aplicação para que as interações esperadas entre o software e o ambiente possam ser adequadamente descritas.
Quando os requisitos não são totalmente compreendidos, registrados e comunicados para a equipe dedesenvolvimento, muito provavelmente, haverá discrepância entre o que o sistema construído faz e o que ele deveria fazer. Por isso torna-se necessário a utilização de uma metodologia de desenvolvimento de software adequada.
As metodologias de desenvolvimento de software são utilizadas para organizar todos os processos envolvidos em uma tarefa complexa. Geralmente, os métodos tradicionais precisam deum tempo maior para o desenvolvimento, o que muitas vezes, não corresponde às reais necessidades do cliente. Em mercados altamente competitivos, a flexibilidade e a facilidade de se adaptar a mudanças são qualidades que são necessárias no ambiente de desenvolvimento. 
As metodologias ágeis oferecem ao desenvolvedor total flexibilidade e aproximam a equipe de desenvolvimento do usuário final.Nesse tipo de metodologia, a homologação de projetos é feita em etapas, resultando em tempos de entrega mais curtos, e capacidade de promover alterações rapidamente. 
Nos próximos tópicos iremos conhecer melhor as metodologias de desenvolvimento e traçar um comparativo entre metodologias ágeis e tradicionais.

2. Metodologias Tradicionais (Clássicas)
As metodologias tradicionais também sãoconhecidas como metodologias orientadas a planejamento. Este tipo de desenvolvimento dominou a forma de construção de softwares até o início da década de 90. Entretanto, estas metodologias devem ser utilizadas somente em situações em que os requisitos do sistema são estáveis e os requisitos futuros podem ser previstos.
Metodologias ou Processos orientados a documentação são, de certa forma,barreiras impostas ao desenvolvimento, pois muitas organizações não possuem recursos para processos pesados de produção de software. Por esta razão, as organizações pequenas acabam por não usar nenhum processo. Isto pode trazer efeitos negativos no que diz respeito à qualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos, custos e funcionalidades previamente definidas.
Abaixo,algumas metodologias tradicionais (não ágeis) utilizadas em desenvolvimento de software:
* Metodologia Codifica-Corrige:
Esta abordagem "Codifica-Corrige" é do que o conceito de “apenas faça funcionar”. Inicialmente, o cliente pode fornecer uma especificação do que ele precisa, mas isto não será nada substancial. Esta especificação pode ser obtida através de algumas anotações, email, ou de...
tracking img