Metodologia de projeto em arquitetura e urbanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE TRABALHO |
METODOLOGIA DE PROJETO EM ARQUITETURA E URBANISMO |


Sumário
1. Tema 2
2. Objeto de Estudo 2
3. Lugar 2
4. Problemática 2
5. Objetivos 4
6. Resposta arquitetônica 5
7. Metodologia 5
8. Cronograma 6
9. Referências bibliográficas 7

1. Tema
Requalificação urbana.
Vê-se necessária frente à degradação assistida pelo próprioenvelhecimento das edificações e das infraestruturas, que se tornam sobrecarregadas e incompatíveis com as demandas de uso do solo.
A requalificação visa então promover intervenções que compatibilizem o desenho urbano com os novos fluxos, usos e necessidades.
2. Objeto de Estudo
Micro e macro dinâmicas associadas ao corredor Faria Lima e ao bolsão Largo da Batata.
3. Lugar
Largo da Batata.Nome recentemente oficializado para a região que consiste entre as ruas Martim Carrasco, Fernão Dias, Teodoro Sampaio, dos Pinheiros e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, foi o ponto de desenvolvimento inicial do Bairro de Pinheiros, maior distrito da capital.

Perímetro do Largo da Batata. Fonte: G1 SP
4. Problemática
A área de pouco mais de 10 ha, se desenvolveu a partir de um desenho a quem,até hoje, das necessidades sociais que ela representa para a região e para a cidade, por sua localização estratégica de conexão, transição e articulação. O que se nota é uma grande disponibilidade espacial subordinada e gerada por uma circulação desordenada, enquanto na verdade a relação deveria ser inversa.
Dai depreende-se que nesta área o espaço público não se configura como um espaço dequalidade, que atenda as necessidades do homem de circulação e de apoio a esta circulação, tornando a relação deste com o espaço, na verdade, uma relação de submissão as condições impostas pelos vazios e fluxos. O homem deixa de ser o agente transformador determinante, o que agregaria qualidade à área, já que ela deveria ser doada a suas necessidades.

A Operação Urbana Faria Lima prevê uma sériede intervenções que modificam o Largo da Batata direta ou indiretamente, pela alteração de seu entorno imediato, indicadas no mapa ao lado.
Intervenções pela OU Faria Lima. Fonte: PMSP-EMURB

O Largo se encontra em obras desde 2002: os terminais de ônibus antes locados ali se encontram em pontos provisórios até a conclusão do Terminal da Rua Capri; a linha 4 do metro está emfuncionamento desde 2010; o Largo de Pinheiros, hoje fechado, sofre reformas bem como a Rua Paes Leme e arredores.
Também parte da OP ele foi objeto de concurso público nacional promovido pela EMURB em 2001 com a intenção de revitalizar a área, sob o título de Reconversão Urbana. Fazia parte do edital a criação de “extensas áreas públicas e a promoção do interesse da iniciativa privada emempreender no setor”. O arq. vencedor Tito Livio não foi chamado para detalhamento do projeto, que não será implantado.
Os fatos supracitados refletem no pensamento arquitetônico a medida que desencadeiam a reflexão acerca das necessidades emergentes das novas relações surgidas na área principalmente pela alteração no sistema de transporte público, principal determinante dos fluxos e das dinâmicaslocais, como dito, pela implementação da linha 4 e do deslocamento dos pontos finais de ônibus para um terminal junto a Marginal, já que desde a década de 20 o Largo foi ponto de baldeação dos ônibus que vem do centro para as cidades da grande São Paulo.

5. Objetivos
Previstas para serem concluídas em setembro de 2013, as obras realizadas e as propostas que foram apresentadas para a área earredores, mesmo que não desenvolvidas, merecem uma análise visando a efetividade da revitalização e da reurbanização para o Largo da Batata.
Mais ainda, carece de uma análise também o projeto vencedor do concurso para a Reconversão Urbana do Largo da Batata que cumpre o polemico Edital do concurso pela ausência da adoção do estatuto da cidade em detrimento as desapropriações pela especulação...
tracking img