Metodologia de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA PEQUISA
Método – é o meio, o trajeto que o pesquisador vai desenvolver sua pesquisa. Tem estrutura básica e operação mental.
Estrutura básica – métodos científicos
Operação mental – métodos racionais: dedutivo e indutivo.

Método – indica o que fazer, é estável.
Técnica - indica como fazer.
http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdfprojetos.inf.ufsc.br/.../Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf
 Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:
Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolveverdades e interesses locais.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser: (natureza)
Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise deregressão, etc.).
Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Oambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva e utiliza o método indutivo. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. Empregada no método fenomenológico

Do ponto de vista de seus objetivos (Método de Finalidade) (Gil, 1991) pode ser:
PesquisaExploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Refere-se à finalidade da pesquisa e aprofunda-se sem apontar variáveis. Assume, em geral, as formas de PesquisasBibliográficas e Estudos de Caso.

Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Depende da relação entre as variáveis. O objetivo é a descrição das variáveis. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Nestemétodo encontra-se a pesquisa qualitativa
Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. Utiliza a manipulaçãodas variáveis. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991), pode ser:
Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
Pesquisa Documental: quando elaborada a partirde materiais que não receberam tratamento analítico, isto é, a partir de material não analisados
Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo...
tracking img