Metodologia de desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IPESO- INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR













Metodologia De Desenvolvimento





















ELITON JOSÉ DE LIMA











Recife

2012

Introdução

Este trabalho aborda as metodologias de desenvolvimento, RUP e as ágeis SCRUM E EXTREME PROGAMMING (XP).

O RUP é um Processo Unificado Racional que fornecetécnicas a serem seguidas pelos componentes da equipe de desenvolvimento de software para aumentar a produtividade. É aplicado a grandes projetos. Entretanto, por ser customizável, pode ser adaptado a qualquer projeto. Além disso, possui uma solução disciplinada dentro de uma organização de desenvolvimento de software.

As atividades relacionadas com o desenvolvimento ágil são estabelecidastomando-se o foco na priorização de indivíduos e interações, no software funcional, na colaboração com o cliente e na resposta a mudanças, ao invés de enfatizar processos e ferramentas documentação extensiva, negociação de contratos e a atitude de seguir rigidamente um plano. Nos últimos tempos, dois destes métodos ágeis se tornaram bastantes populares em ambientes de desenvolvimento, a saber, oXP (Extreme Programming) e o Scrum.



































Metodologias de Desenvolvimento Ágeis
O XP é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software através da qual busca-se criar sistemas de melhor qualidade através de um conjunto de valores, princípios e práticas que diferem bastante das tradicionais. Ele é indicado para ser usado comequipes pequenas e médias desenvolvendo software com requisitos vagos ou que mudam frequentemente. Seu foco é a codificação e os valores em que se sustenta são comunicação simples, porém eficiente; simplicidade no design, algoritmo e tecnologias utilizadas; feedback em relação á qualidade do código e ao andamento do projeto e coragem para aplicar mudanças que venham a surgir durante odesenvolvimento.
O scrum é comumente aplicado a pequenas equipes e em ambientes de desenvolvimento que sofrem constantes mudanças, sendo o seu foco a maximização da habilidade da equipe em responder de forma ágil aos desafios emergentes. Desta forma, pode-se resolver rapidamente qualquer tipo de problema que apareça durante o processo de desenvolvimento, uma vez que todos os membros sabem exatamenteo que acontece ao longo do projeto. Suas principais características são: divisão do processo em pequenos ciclos de desenvolvimento chamados Sprint (no qual um conjunto de funcionalidades pré- definidas e concluídas são entregues aos clientes em intervalos regulares), o monitoramento do progresso do processo através de reuniões com os stakeholders no fim de cada ciclo de desenvolvimento (o quetransforma o cliente em um integrante da equipe).
A pesar de o Xp e o Scrum serem fundamentados em princípios comuns ás metodologias ágeis de desenvolvimento de software, eles possuem, nas atividades que os compõem,direrenças bastante visíveis.

RUP – Conceitos


Como citado anteriormente, o RUP é mais do que um software para auxiliar no desenvolvimento é uma metodologia dedesenvolvimento, com uma estrutura formal e bem definida. Como qualquer metodologia, é composta de conceitos, práticas e regras.
Um dos principais pilares do RUP é o conceito de best practices (melhores práticas), que são regras/práticas que visam reduzir o risco (existente em qualquer projeto de software) e tornar o desenvolvimento mais eficiente. O RUP define seis best practices, sendo elas:

*desenvolver iterativamente

* gerenciar requerimentos

* utilizar arquiteturas baseadas em componentes

* modelar visualmente

* verificação contínua de qualidade


* controle de mudanças

O RUP, ainda, entrelaça o conceito de best practices em quatro definições, sendo elas:

* funções: grupos de atividades executadas.

* disciplinas: áreas de esforço na engenharia de...
tracking img