Metodologia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – O que distingue o conhecimento cientifico do conhecimento popular e do conhecimento fisiológico?
O conhecimento científico se caracteriza pela busca da compreensão dos fenômenos existentesatravés da utilização de procedimentos metódicos em suas investigações. O conhecimento popular é prioritariamente intuitivo, imediato, concreto e não se pauta pela lógica. O conhecimento filosófico temcomo base conceitos subjetivos, relacionados ao conhecimento especulativo, o qual busca constantemente o sentido do mundo e das coisas através de hipóteses que podem ou não ser submetidas àobservação, ou seja, geralmente não são verificáveis e, portanto, não podem ser confirmadas ou refutadas.

2 – Explica o que significa método?
O termo Método tem origem na palavra grega “methodos”, quesignifica “caminho para chegar a um fim”. Trata-se, portanto, de um conjunto de processos que devem ser executados para produzir e processar um sistema, definindo “o que” e “como” algo deve ser feito.3 – Diferenciar método quantitativo e método qualitativo?
Método quantitativo tem como base critérios estatísticos rígidos, os quais servem como parâmetro para definição do universo da pesquisa emquestão. Método qualitativo qualitativa tem caráter exploratório, ou seja, estimula o sujeito a expressar-se livremente sobre um determinado tema, objeto ou conceito.

4 – Explica o que é:Pesquisa, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Campo e Pesquisa Explorativa?
Pesquisa é um processo sistemático que tem como objetivo a construção do conhecimento e ou efetuar conhecimentos pré-existentes.Pesquisa Bibliográfica Este tipo de pesquisa baseia-se na consulta a livros ou outros tipos de documentação escrita (periódicos, artigos, dissertações, teses, etc.) a fim de obter subsídios para acompreensão de um fenômeno ou responder perguntas de pesquisa.
Pesquisa de Campo É utilizado para confirmar ou refutar hipóteses formuladas e a constatação da existência ou não de relações entre...
tracking img