Metodologia da pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAUZE RENATO ARDENGHI RA. 1055092
RICARDO HIDEYOSHI GONÇALVES SUZUKI RA. 1055337
TATIANE CRISTINA DA SILVA BOISAR RIBEIRO RA. 1060757
UBIRAJARA TERRANOVA RA. 1054887


Licenciatura em Computação















A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA.




Orientador: AlessandroAparecido da Silva



Centro Universitário Claretiano













Polo: Batatais

Ano: 2011

Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até, tragicamente, “pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento somente é provável. Existem certezas absolutas,incondicionais, mas estas são raras.”  (BOCHENSKY, 1961, p. 42).


DESCRIÇÃO DO PROJETO

Esta prática aborda a importância da disciplina de Metodologia Científica na formação acadêmica. Diante do exposto é de suma importância questionar: de que forma a disciplina de Metodologia Científica pode ajudar os alunos de nível superior a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produçãocientífica?



OBJETIVOS

A disciplina orienta o acadêmico durante todo o Curso até o TCC; e também aos que desejarem prosseguir os estudos acadêmicos. Tratará das normas de elaboração dos trabalhos científicos, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), oferecendo subsídios para as demais disciplinas na aplicação das normas.



DESENVOLVIMENTO

O pesquisadorprecisa criar o seu Plano de investigação, uma vez que ao situação problema tenha sido formulada de maneira transparente, para que possa identificar os elementos determinantes e os tipos de informações necessárias, para compor o objeto da pesquisa. A pesquisa científica parte sempre de um problema proposto por alguém ou pela natureza, e o homem deve realizar observações, de acordo com objetoinvestigado e seu comportamento, pois estas fazem parte do Plano de investigação (DOMINGUES et al., 2003, p.55).
Para Cervo e Bervian (1996) observar significa aplicar atentamente os sentidos a um objeto, para ele adquirir um conhecimento claro e preciso, e após a definição do objeto, é preciso classificar o tipo de pesquisa, visto que será de suma importância para o estabelecimento doreferencial teórico. A Economia é uma ciência explicativa, e para resolução de um problema demanda a observação dos fatos, para formulação de hipóteses, buscando encontrar uma explicação para as determinações do objeto de pesquisa (DOMINGUES et al., 2003, p.59).
Segundo Oliveira (1999), a Ciência num determinado período da história acabou sendo mitificada, principalmente a partir do séc. XVIII, ehoje ela é entendida como sendo qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem, pela utilização do Método Científico e de outras regras especiais de pensamento.
O autor destaca ainda que [...] a Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento concreto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que éreal e o que é ficção.
O aprofundamento em um conjunto de processos de estudos, de pesquisa e de reflexão, passam a exigir do estudante uma nova postura de atividade didática mais crítica e rigorosa.
Para Gil (2002, p.17), o desenvolvimento de produções científicas só se dá de maneira efetiva “[...] mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos,técnicas e outros procedimentos científicos [...]
O método científico visa descobrir a realidade dos fatos que, uma vez descobertos, devem guiar o uso do método. Cervo e Bervian (1983, p.125) destacam que [...] o método não é apenas um meio de acesso: só a inteligência e a reflexão descobrem o que os fatos realmente são. O método científico percorre os caminhos da dúvida sistemática, que...
tracking img