Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES E NÍVEIS DO CONHECIMENTO Teófilo L. de Lima (limateo@bol.com)

Fig 1 Procure identificar, individualmente, quantos quadrados existem na figura exposta

REFLEXÕES E NÍVEIS DO CONHECIMENTO Teófilo L. de Lima (krugellima@aol.com)

Fig 2 Procure identificar, individualmente, quantos triângulos existem na figura exposta

Fig 3 Níveis do conhecimento
1 2 3 4

4- Conhecimentoempírico 3- Conhecimento teológico 2- Conhecimento filosófico 1- Conhecimento científico

2

A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA - BIBLIOTECAS VIRTUAIS E SITES INTERESSANTES
Prof. Teófilo L. de Lima (limateo@bol.com.br – lima.teo@hotmail.com) Atualizado em 04/02/2010

Para Severino (2002, p. 133),
A Internet, rede mundial de computadores, tornou-se uma indispensável fonte de pesquisa para osdiversos campos de conhecimento. Isso porque representa hoje um extraordinário acervo de dados que está colocado à disposição de todos os interessados, e que pode ser acessado com extrema facilidade por todos eles, graças à sofisticação dos atuais recursos informacionais e comunicacionais acessíveis no mundo inteiro.

As diretrizes para sua utilização é que devem ser muito bem observadas, pois aocontrário corremos o risco de confundir pesquisa com copilação de textos não científicos.. Como bem destaca o autor, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligados no mundo inteiro, permitindo o acesso dos interessados a milhares de informações que estão armazenadas em seus Web Sites Permite a esses interessados navegar por essa malha de computadores, podendo consultar e colherelementos informativos, de toda ordem, aí disponíveis. Permite ainda aos pesquisadores de todo o planeta trocar mensagens e informações, com rapidez estonteante eliminando assim barreiras de tempo e de espaço. Severino (2002) orienta sobre a pesquisa científica na internet, e o autor questiona: O que se pode pesquisar na Internet? Como se trata de uma enorme rede, com um excessivo volume deinformações, sobre todos os domínios e assuntos, é preciso saber garimpar, sobretudo dirigindo-se a endereços certos. Mas quando ainda não se dispõe desse endereço, pode-se iniciar o trabalho tentando exatamente localizar os endereços dos sites relacionados ao assunto de interesse. Isso pode ser feito através dos Web Sites de Busca, assim dessignados programas que ficam vinculados à própria rede e que seencarregam de localizar os sites a partir da indicação de palavra chave, assuntos, nomes de pessoas, de entidades etc. Entre os mais correntes e poderosos, citam-se o Yahoo (www.yahoo.com), o Alta Vista (www.altavista.com), o Infosek, o Lycos, o Weber Crawler, o Excite, o Miner e o Cadê?.
De particular interesse para a área acadêmica são os endereços das próprias bibliotecas das grandes universidades,que encontram-se à disposição, assim, informações de fontes bibliográficas a partir de seus acervos documentais. Cabe assinalar que esses catálogos são encontrados também em CDs que podem ser consultados diretamente pelo usuário seja nos equipamentos de outras biliotecas, seja em seu equipamento particular, uma vez que CDs são comercializados como se fossem livros. Desse modo, está ocorrendo umacomplementaridade entre os acervos informatizados e os acervos tradicionais das bibliotecas. Assim a USP tem seu site no seguinte endereço: http://www.usp.br/sibi/sibi/html.

Eis a seguir alguns sites de revistas científicas. Algumas estão disponíveis para consulta on line e outras para venda.
3

a. Administração Administração em Diálogo - http://www.pucsp.br Caderno Fundap -http://www.fundap.sp.gov.br Cadernos de Pesquisa em Administração - http://www.fea.usp.br/ Gestão e Desenvolvimento - http://www.usf.br/npdc b. Agronomia Revista de Agronomia – http://www.editora.unesp.br/revistas.html. Ecossistema - http://www.creupi.br/biblioteca/frame_biblioteca.Htm Empresa Bras. de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA - http://www.spi.embrapa.br/ Revista Brasileira de Ciência do Solo - –...
tracking img