Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Dialetico

Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofiaocidental e oriental desde os tempos antigos. Os autores que interpretam a dialética não estão em acordo quanto ao numero de leis, a ordem e a denominação também variam. As quatro fundamentais leis são:

1, Ação RecíprocaCompreende como um conjunto de processo onde tudo se relaciona, as coisas não são analisadas na qualidade de objetos fixos, mas em movimento. Nada esta ‘’finalizado’’, encontrando-se sempre em vias dese transformar de se desenvolver, o fim de um processo é sempre o começo de outro. As coisas não existem isoladas, destacadas umas das outras, mais sim como um todo unido, coerente.
Politzer ET AL(s. d. :38-9) citam um exemplo práticos com relação a lei a Ação Recíproca. A planta, que fixa o oxigênio do ar, mas também interfere no gás carbônico e no vapor d’água, e essa interação modifica, aomesmo tempo, a planta e o ar. Alem disso, utilizando a energia fornecida pela luz solar, opera uma síntese de matérias orgânicas, desenvolvendo-se. Ora, esse processo de desenvolvimento transforma,também, o solo. Portanto, a planta não existe a não ser em umidade e ação recíproca com meio ambiente.
Em resumo, essa lei leva a necessidade de avaliar uma situação, um acontecimento, uma tarefa, umacoisa, do ponto de vista das condições que os determinam e, assim, os explicam.

2, Mudança Dialética
Todo o movimento ou transformação das coisas, tanto para as reais quanto para seus reflexosno cérebro (ideias). Transformação ou desenvolvimento opera-se por meio das contradições ou mediante a negação de uma coisa, essa negação se refere à transformação das coisas. Ora a negação por suavez, é negada. Por isso se di que a mudança dialética é a negação da negação.
Dupla negação não significa o restabelecimento da afirmação, mas resulta numa nova coisa. O processo da dupla negação...
tracking img