Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Segundo (Demo, 1985, p. 22 e 23),a atividade básica da ciência é a pesquisa. Esta afirmação pode estranhar, porque temos muitas vezes a ideia de que ciência se concentra na atividade de transmitir conhecimento (docência) e de absorvê-la. Na verdade, tal atividade é subsequente. Antes existe o fenômeno fundamental da geração do conhecimento. Pesquisa é a atividade cientifica pelaqual descobrimos a realidade. Partimos do pressuposto de que a realidade não se desvenda na superfície.

Apesar da aparente rigidez desta proposta de metodologia de estudo, ela é, sem duvida, a mais eficiente. Pressupõe um mínimo de organização da vida de estudos, mas em compensação, torna-se sempre mais produtiva. Em virtude de os universitários brasileiros, na sua grande maioria, disporem depouco tempo de seus cursos e exercerem funções profissionais concomitantes ao curso superior, exige-se deles organização sistemática do pouco tempo disponível para o estudo em casa, indispensável para um aproveitamento mais inteligente do seu curso de graduação, com um mínimo de capacitação qualitativa para as etapas posteriores tanto numa eventual sequencia de seus estudos, como na continuidade desuas atividades profissionais definidas e oficializadas pelo seu curso. (Severino 2002, 22ª Ed,p.30).

2 PESQUISA CIENTÍFICA

2.1 CONCEITO E FINALIDADE

Segundo (Cervo e Bervian, 2002, p. 63), a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos.

A pesquisa parte, pois, de uma duvida ou problema e, com o uso do métodocientifico, busca uma resposta ou solução.

A pesquisa, porém, não é a única forma de obtenção de conhecimentos e descobertas. Outros meios de acesso ao saber que dispensam o uso de processos científicos, embora validos, não podem ser enquadrados como tarefas de pesquisa.

Um desses meios, aliás, muito recomendável, é a consulta bibliográfica que se caracteriza por dirimir pequenas duvidas,recorrendo a documentos.

Esta busca de esclarecimentos não é pesquisa porque envolve problemas e soluções menos significativos e dispensa o emprego de processos rigorosos. Alem disso, o registro dos dados levantados não é exigido e, quando isso ocorre, se reduz a mera cópia.

2.2 TIPOS DE PESQUISAS

De acordo com (Cervo e Bervian, 2002, p. 66), a classificação, que por seu alcance será adotadaneste texto, fixa-se no procedimento geral que é utilizado. Segundo este critério, obtêm-se, no mínimo, três importantes tipos de pesquisa: a bibliográfica, a descritiva e a experimental.

2.2.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Segundo (Cervo e Bervian, 2002, p. 63), a pesquisa bibliográfica é realizada independentemente, isto é, percorre todos os passos formais do trabalho cientifico, em particular,em alguns setores das ciências humanas.

A pesquisa bibliográfica constitui parte da pesquisa descritiva ou experimental, quando é feita com o intuito de recolher informações e conhecimentos prévios a cerca de um problema para o qual se procura resposta ou a cerca de uma hipótese que se quer experimentar.

A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimentobásico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.

2.2.2 PESQUISA DESCRITIVA

De acordo com (Cervo e Bervian, 2002, p. 66), a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.
Procura descobrir, com a precisão possível, a frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação econexão com outros, sua natureza e características.

Busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do individuo tomado isoladamente como de grupos e comunidades mais complexas.

A pesquisa descritiva desenvolve-se, principalmente, nas ciências humanas e sociais, abordando aqueles dados e...
tracking img