Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RODRIGO REZENDE MATOS

REPROGRAMAÇÃO DE REDES DE SENSORES SEM FIO (RSSF)

BARRA DO BUGRES
2010
RODRIGO REZENDE MATOS

REPROGRAMAÇÃO DE REDES DE SENSORES SEM FIO (RSSF)

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciência da Computação no trabalho orientado pelo Professor Alexandre Berndt, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Deputado Renê Barbour, comopré-requisito para obtenção de notas da disciplina de Metodologia Cientifica, ministrada pelo Professor Milton Mustifaga.

BARRA DO BUGRES
2010
SUMÁRIO
PROJETO DE PESQUISA 4
1 TEMA 4
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
3 PROBLEMA 4
4 OBJETIVOS 4
4.1 OBJETIVO GERAL 4
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
5 JUSTIFICATIVA 5
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
7 METODOLOGIA 7
8 CRONOGRAMA 8
9 ORÇAMENTO 9REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

PROJETO DE PESQUISA

1 TEMA

Reprogramação de redes de sensores sem fio (RSSF).

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Protocolo de reprogramação total de redes de sensores sem fio (RSSF).

3 PROBLEMA

Qual a necessidade de implementar uma funcionalidade que permita a reprogramação de código de uma rede de sensores sem fio?

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Implementaruma funcionalidade, que permita a reprogramação total de código de uma rede de sensores sem fio, utilizando o Framework Ptolemy.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Estudar os conceitos de Orientado a objeto;
* Conhecer a arquitetura do Framework Ptolemy;
* Analisar o que é redes de sensores sem fio;
* Aprender a linguagem de programação JAVA;
* Pesquisar os padrões dedesenvolvimento pela Framework Ptolemy;
* Observar os padrões UML;
* Documentar as alterações, usando o padrão UML;

5 JUSTIFICATIVA

A necessidade cada vez maior de se obter dados colhidos do mundo que nos cerca (clima, monitoramento de poluição, migração de animais, etc.) e o desenvolvimento tecnológico da eletrônica possibilitou o desenvolvimento de nodos sensores. Dispositivos esses com poderde processamento, armazenamento, comunicação e fonte de alimentação própria.
Redes de sensores sem fio – (RSSF) é um subconjunto das redes ad hoc com nodos autônomos móveis, que se interligam por ligações sem fio organizadas de forma arbitrária. Os nodos podem se mover livremente, e a sua topologia pode mudar de forma constante e imprevisível. Apesar das RSSFs serem uma subclasse das redes ad hocos protocolos de gerência de energia das redes ad hoc “genéricas” não pode ser utilizado pelas RSSFs, devido a características peculiares destas redes.
Os nodos distribuídos no ambiente a ser monitorada, quando entram em operação se organizam em rede, denominada rede de sensores sem fio. A implantação das RSSF, geralmente ocorre em locais de difícil acesso, que podem oferecer riscos a vidahumana.
A necessidade das RSSF se manterem funcionando corretamente por longos períodos de tempo sem a intervenção humana, mesmo quando as características de uma área monitorada tornam-se diferente das características iniciais definidas no projeto da RSSF.
O modo de reprogramação total visa à substituição por completo do código da aplicação corrente por um novo código da aplicação a ser executada.
Ocusto para implementar uma RSSF é alto devido o preço dos nodos e a quantidade de nodos necessária para a realização dos testes.
A escolha do simulador Ptolemy II desenvolvido pela Universidade de Berkeley se deu por ser um framework de código aberto escrito na linguagem Java e suportar a simulação de redes de sensores.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Alfredo Ferreira(2006), são umatecnologia que tem muito a crescer devido a necessidade que captar dados, tais como meio ambiente, pecuária e agricultura

Redes de Sensores sem Fio (RSSFs) são uma tecnologia emergente que promete uma funcionalidade sem precedentes para monitorar, instrumentar, e, possivelmente, controlar o mundo físico. Redes de sensores sem fio consistem de um grande número de dispositivos sem fios (nós...
tracking img