metodologia/apendices
Metodologia e a busca do conhecimento com base no estudo de métodos (SILVA 2003). Sendo esses métodos, um conjunto de atividades sistêmicas e racionais que, em regra são utilizadas para alcançar determinados objetivos, possibilitando a identificação dos erros ao longo do processo e auxiliando nas decisões do pesquisador (MARCONI e LAKATOS, 2007).
Esta pesquisa trata-se de um estudo de pesquisa quantitativa de acordo com Vânia Maria Nascimento Duarte (06/2013) se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificado, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a analise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
Para alcance dos objetivos a pesquisa será do tipo Campo/Levantamento/Descritiva. William Costa Rodrigues (2007), afirma que a pesquisa de campo são as observações dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas, onde que utilizaremos o levantamento que consiste na coleta de dados referentes a população com base em amostras, de forma clara e direta, dos quais se objetiva saber o comportamento. Como também a pesquisa descritiva em que os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem interferência dos pesquisados. São usadas técnicas padronizadas de coleta de dados.
A pesquisa será desenvolvida nas empresas de Linhares-ES, onde se acordo com o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística) são registradas 3.714 (Três mil setecentos e quatorze) empresas em Linhares em 2011 e dentre ela 485 empresas do ramo de prestação de serviços, onde será o nosso foco para analise. Dentre ás 485 empresa selecionamos 20 empresas do ramo de prestação de serviços no qual aprofundaremos o estudo.
Após a verificação utilizaremos como critério de inclusão/exclusão, as empresas de Prestação de serviços que aceitarem participar do estudo, cuja coleta dos dados primários será por meio de um formulário, o