Metodo dedutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODO DEDUTIVO

O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode ser mais nada senão verdadeira.
O raciocínio dedutivo foi descrito pelos filósofos da Grécia Antiga, entre osquais se destaca Aristóteles. Cabe salientar que a palavra dedução deriva do verbo deduzir (do latim deducĕre), que significa tirar conclusões de um princípio, de uma proposição ou suposição.
O método dedutivo infere os factos observados baseando-se na lei geral (ao contrário do indutivo, no qual se formulam leis a partir de factos observados). Há quem acredite, como é o caso do filósofo FrancisBacon, que a indução é melhor do que a dedução pelo facto de se passar de uma particularidade para uma generalidade.
O método dedutivo pode dividir-se em método dedutivo directo de conclusão imediata (quando se obtém um juízo/uma opinião relativamente a uma única premissa, sem intermediários) e método dedutivo indirecto ou de conclusão mediata (quando a premissa maior contém a proposiçãouniversal e a premissa menor contém a proposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
De acordo com Teixeira (2005) o método dedutivo leva o pesquisador do conhecido ao desconhecido com pouca margem de erro, entretanto, é de alcance limitado, pois a conclusão não pode exceder as premissas. Este método consiste, a seu ver, na racionalização ou combinação de ideias em sentidointerpretativo, isto valendo mais do que a experimentação de caso por caso. O autor também aponta que, metodologicamente falando, é de suma importância entender que a necessidade de explicação não reside nas premissas, mas na relação entre as premissas e a conclusão.
Método dedutivo: O método dedutivo apresenta três tipos de argumentos, são eles: dedutivos, indutivos e condicionais.

ArgumentosDedutivos e Indutivos

Os dois tipos de argumentos têm finalidades diversas: o dedutivo tem o propósito de explicar o conteúdo das premissas; o indutivo tem o desígnio de ampliar o alcance dos conhecimentos.
A relação entre a evidência observacional e a generalização é de tipo indutivo.
3
3

Argumentos Condicionais

Dentre os argumentos dedutivos, que podemos encontrar em manuais de lógica efilosofia, os que mais nos interessam são os argumentos condicionais válidos. Estes são dois, a chamada “afirmação do antecedente” e a denominada “negação do consequente”.

Denomina-se “afirmação do antecedente” porque a primeira premissa é um enunciado condicional, sendo que a segunda coloca o antecedente desse mesmo condicional; a conclusão é o consequente da primeira premissa.

Ex: Se Josétirar nota inferior a 5, será reprovado.
José tirou nota inferior a 5.
José será reprovado.

A denominação de “negação do consequente”, para este tipo, deriva do fato de que a primeira premissa é um condicional, sendo a segunda uma negação do consequente desse mesmo condicional.

Explicação Dedutivo-Nomológica

As explicações dedutivo-nomológicas da sentença são argumentos dedutivos, cujaconclusão é uma sentença deduzida de um conjunto de premissas.
Exemplo:
a) Todo objeto com determinada velocidade inicial, percorrerá certa distância, em uma superfície plana;

b) Mantendo-se sempre o mesmo objeto e a mesma velocidade inicial, a distância variará de acordo com o tipo de superfície; quanto maior o atrito, menor à distância percorrida;

4
4
c) Uma superfície lisa oferece menorresistência ao atrito do que uma de áspera.

d) O mesmo objeto com a mesma velocidade inicial percorrerá uma distância maior na superfície lisa do que na áspera.

Generalidade e Especialidade do Método Dedutivo

Explicação significa a descoberta do que é semelhante naquilo que à primeira vista, parece dessemelhante: é o encontro da identidade na diferença.
Explicar algo é apresentá-lo...
tracking img