Metas do milenio - 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meta do milênio 2: Educação Básica e de qualidade para todos.
Empresas podem contribuir bastante para o desenvolvimento socioambiental
Votorantim e Natura são exemplos de empresas que realizam projetos para o alcance dos ODM
Como empresas podem contribuir com o desenvolvimento socioambiental de comunidades e que tipos de parcerias podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Foramquestões abordadas no painel "Relações para o Desenvolvimento Socioambiental", em Curitiba, durante o 3º Congresso Nós Podemos Paraná.
A intenção é mostrar que existem empresas que já realizam parcerias com os três setores para o desenvolvimento local e econômico, e que ainda praticam a inclusão social.
Na avaliação de Dal Marcondes, da Revista Envolverde, a grande mensagem é a formação deparcerias e a sinergia entre as instituições. "Não é possível haver um negócio de sucesso em uma sociedade fracassada. Por isso é importante desenvolvermos ações que busquem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)", destacou.
Foco nos jovens O Grupo Votorantim, através do Instituto Votorantim, é um exemplo de empresa que viu nos Objetivos do Milênio uma oportunidade para promover odesenvolvimento sustentável das comunidades em que se insere. A juventude é o principal eixo de atuação da empresa. Em 2009, foi desenvolvido projetos em 216 municípios, de 34 estados, beneficiando 522 mil jovens. Segundo dados do grupo Votorantim.
Uma pesquisa realizada pela empresa detectou que o jovem pertence ao grupo mais vulnerável no país e o que é menos atendido com políticas públicas.A empresa acredita que o jovem é um grande agente de transformação social. Por isso, criam e desenvolvem uma série de projetos nas áreas de cultura, esporte, acesso ao mercado de trabalho e educação básica para que os adolescentes se tornem agentes de desenvolvimento local.
O desenvolvimento de parcerias institucionais com o governo, entidades como Sesi e Senai, e outras empresas foi destacadocomo grande aliado de organizações que desenvolvem projetos em comunidades.
Vantagens para as empresas que participam Além das parcerias institucionais para o desenvolvimento de projetos, as empresas também contam com um aliado importante na hora de divulgar suas ações. "A mídia pode e deve ser utilizada como parceira na divulgação de ações que busquem o alcance dos Objetivos do Milênio", dissePercival Caropreso, criador dos ícones e material de comunicação dos ODM.
Hoje os meios de comunicação possuem um papel muito importante ao informar e conscientizar a população sobre determinado assunto. A campanha de divulgação dos ODM conseguiu inverter a lógica de passividade e fez com que as pessoas se sentissem responsáveis pelo alcance dos ODM.
Conclusão
Desde as grandes até mesmo nasmenores empresas podem partir a contribuição de patrocinar, criar e fortalecer projetos que talvez ainda só estejam no papel. Tendo como vantagem a preocupação com o futuro dos jovens e demais, que hoje ainda no Brasil sofrem a incansável busca de um futuro melhor. Com o apoio de empresas e a divulgação desses projetos, pode ser melhorado praticamente 70% dependendo do tamanho dos projetos e daforça de vontade neles colocadas. Por
isso as empresas devem utilizar o seu nome como fortalecimento, começando desde os seus próprios funcionários, dando apoio em suas formações

01

Oportunidades para Favorecer o Alcance da Meta

Não há o que discutir, todos têm direito a educação de qualidade. Entretanto, não é bem isso o que acontece, pois muitas pessoas não chegam a completar o ciclobásico. O Brasil é o sétimo país do mundo em número de analfabetos, sendo que 18 milhões destes nunca passaram pela escola.
Para que o desenvolvimento dessa meta fosse atingida até o ano de 2015, o Brasil criou vários programa de educação, segue abaixo esses:
- Planos de metas e compromissos todos pela educação.
- Plano de desenvolvimento da educação
- Fundo de manutenção e desenvolvimento...
tracking img