Metamorfose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO PSICOLOGIA

“A METARMOFOSE”

“A METARMOFOSE”


Neste presente texto, trataremos do livro A Metamorfose, ansiando analisá-lo sob um olhar fenomenológico existencial, com utilização do conceito de espaço, de acordo com esta abordagem.
A obra literária A Metamorfose escrita por Franz Kafka em 1912 narra à história de Gregor Samsa, um caixeiroviajante que, após sonhos intranqüilos, acorda para trabalhar e se vê transformado em um gigantesco inseto. Gregor narra no decorrer da obra sua metamorfose como uma transformação em seu campo existencial: um ser humano que agora se transformara em um inseto. Gregor vivia com a sua família que era constituída por seu pai, sua mãe e sua irmã, sendo ele o principal provedor do grupo familiar.
Esta obranos mostra o estranhamento que o personagem metamorfoseado enxerga de seu corpo e do ambiente em que vive. Nesta narração podemos acompanhar o processo de adaptação vivido pelo mesmo nestas circunstâncias. Este estranhamento é vivido não só por Gregor como também por seus familiares.
A mãe de Gregor desmaia e passa mal toda vez que se encontra com o “inseto”. A irmã no princípio cuida do ambienteem que o mesmo vive e o alimenta, porém deixa de realizar estas atividades com o passar do tempo. O pai o agride e ignora.
Na tentativa de se sentir protegido, Gregor ao se instalar no seu quarto, faz deste um espaço habitável. Sendo assim, o mesmo estabelece a sua maneira de ocupar o espaço como forma de se adaptar à situação que se encontrava. Esta adaptação é dificultada pela retirada dosmóveis do quarto realizado por seus familiares, uma vez que Gregor já havia acostumado com o espaço e sente-se desnorteado quando o percebe quase vazio.
Este personagem marca seu quarto como seu território, seu espaço externo, que tem sua representação “modificada” pelo contexto. O habitante deste ambiente como homem não o observava, uma vez que passava muito tempo fora deste em suas viagens, e comoinseto passa a contemplar este mesmo espaço se adaptando ao mesmo e determinando sua utilização.
Após a metamorfose, Gregor fica impossibilitado de trabalhar e prover o sustento de seus familiares, ocasionando assim dificuldades financeiras na família que levará este grupo em busca de trabalho. Pode-se pensar que a transformação de Gregor em um inseto, fez com que seus familiares saíssem da“inércia existencial”, à procura de novos campos de possibilidade.
Com novas ocupações, os familiares de Gregor começaram a descuidar do quarto do mesmo, ocorrendo raras ocasiões de limpeza em seu ambiente, e dando-lhe cada vez menos comida. Este espaço externo de Gregor (o quarto) é invadido, não por pessoas, mas pela sujeira e degradação ocasionado pela falta de cuidados com este ambiente.
A obrarelata um momento em que Gregor saiu de seu quarto atraído pelo som do violino que a sua irmã estava tocando e com isso assusta os inquilinos que deixam a casa sem pagar pela estadia, alegando que não havia higiene com a casa, visto o aparecimento do inseto no recinto. Após este incidente, Gregor escuta uma conversa de seus familiares e percebe que a sua família não agüentava viver na situação em quese encontravam mesmo a própria irmã, que tanto o havia ajudado.
A obra apresenta também em outro momento a violação que Gregor sofre em um diferente espaço, seu espaço próprio, já que o mesmo foi atacado por seu pai, que lhe joga uma maça, que causará, juntamente com outros fatores, sua morte. Este espaço próprio é constituído por seus limites corporais e extensão do corpo e constitui condiçãoimprescindível de sobrevivência. Para Augras (2002) este espaço é considerado como espaço vital, devendo ser mantido a qualquer custo. O corpo se insere no contexto como espaço interno e também como elemento de comunicação e ligação com este espaço externo. Segundo a autora citada (2002, pág. 38), “as dimensões do espaço são criadas a partir das extensões do corpo. O ser é o seu centro. O...
tracking img