Metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade de Caxias do Sul
Centro de Ciências exatas e Tecnológias
Departamento de Engenharia Mecânica
Laboratório de Materiais e Metalografia
Prof° Albano Luiz Weber







Ensaios com aço SAE8640










José Augusto Stroeher
Caxias do Sul, 04 de dezembro de 2012


Índice


ObjetivoGeral....................................................................3
Introdução...........................................................................4
Revisão Bibliográfica...........................................................6
Normas adotadas..............................................................12
MateriaisUtilizados.........................................................13
Descrição do Ensaio.........................................................14
Cálculos e Gráficos...........................................................20
Fotos das amostras...........................................................22
Conclusão.........................................................................24Bibliografia.......................................................................25














Objetivo geral



A palavra fadiga, que vem do latim “fatigare”, significa “cansar, estar cansado”, e vem designar as falhas de materiais que sofreram carregamentos cíclicos. O primeiro estudo sobre fadiga em materiais metálicos foi conduzido por volta de1829, pelo alemão W. A. J. Albert;porém A. Wöhler foi o primeiro a aplicar carregamentos de flexão rotativa, e de torção, durante o período de 1852 – 1869, em Berlim.

Ensaios de materiais avaliam diversas propriedades mecânicas dos materiais, normalmente auxiliando na escolha do elemento certo para determinados projetos. O procedimento experimental consiste na deformação de uma amostra de determinado material até a suafratura.
















Introdução



Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas; exemplos incluem a liga de alumínio a partir da qual uma asa de avião é construída e o aço do eixo da roda de um automóvel. Em tais situações é necessário conhecer as características do material e projetar o elemento estrutural a partir do qual ele é feito de talmaneira que qualquer resultante deformação não será excessiva e fratura não ocorrerá.
O comportamento mecânico do material reflete a correlação entre sua resposta ou deformação a uma carga ou força aplicada. Importantes propriedades mecânicas são resistência mecânica, dureza, ductilidade e rigidez. As propriedades mecânicas de materiais são apuradas (determinadas) pela execução decuidadosamente projetados experimentos de laboratório que replicam tanto quanto possível as condições de trabalho. Fatores a serem considerados incluem a natureza da carga aplicada e a sua duração, bem como as condições ambientais. É possível para a carga que ela seja de tração, compressão, ou cisalhamento, e sua magnitude pode ser constante com o tempo, ou ela pode flutuar continuamente.
O tempode aplicação pode ser apenas uma fração de segundo ou ele pode estender-se por um período de muitos anos. A temperatura de serviço pode ser um importante fator. O papel dos engenheiros estruturais é determinar tensões e distribuições de tensões entre componentes estruturais que são submetidos a bem definidas cargas. Isto pode ser executado por técnicas de testes experimentais e/ou por análises detensões teóricas e matemáticas. Estes tópicos são tratados em textos tradicionais de análise de tensão e de resistência de materiais. Engenheiros de materiais e metalúrgicos, por outro lado, estão concernes à produção e fabricação de materiais para satisfazer requisitos de serviço como previstos por estas análises de tensões. Isto necessariamente envolve um entendimento das correlações entre a...
tracking img