Metal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METAL

Introdução

Os metais fornecem uma quantidade significativa das matérias-primas essenciais utilizadas pela sociedade. Sendo utilizado de diversas formas e maneiras diferentes. Este trabalho tem como objetivo explorar um pouco sobre os elementos metálicos, explicando primeiramente sobre o seu conceito, demonstrando suas características e mencionando a aplicação e obtenção de algunsexemplos de elementos metálicos. Abordando também sobre a sua reciclagem para a reutilização.

Elementos metálicos

Metal (do grego antigo μέταλλον, métalon) é, genericamente, toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente, com a única exceção do mercúrio, e que se caracteriza por brilho característico, opacidade, dureza, ductibilidade, que permite que o materialseja esticado em arames finos, e maleabilidade, que possibilita sua redução a lâminas delgadas. Incluem-se nessa definição tanto os metais propriamente ditos, ouro, prata, ferro, etc., como algumas ligas, bronze e latão, por exemplo. Outras propriedades físicas que caracterizam o metal são sua elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade térmica eelétrica.

Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com caráter metálico. Do ponto de vista químico, metal é todo elemento eletropositivo, ou seja, aquele cujos átomos formam íons positivos em solução. Os metais constituem cerca de 75% do sistema periódico dos elementos. Possuem, em seu nível mais externo, denominado nível de valência, nomáximo três elétrons, excetuados o estanho e o chumbo, que possuem quatro elétrons, e o bismuto e o antimônio, cinco elétrons.

Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos elétrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de íons positivos, cátions, e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os elétrons devalência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais, Teoria de Bandas, explica como ocorre a condução elétrica em sólidos.

Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metaloides e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontradosnas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica. Alguns elementos antes classificados como metaloides, hoje são considerados metais, são esses o Germânio, Antimônio e Polônio, o resto são considerados ametais.

O metal é profundamente afetado pela presença de quantidades relativamente pequenas de outros elementos. Exemplo disso é a liga denominada aço, cujas importantes característicasse devem à pequena quantidade de carbono, aproximadamente 0,08% a 2,11% desse elemento, adicionada ao ferro. Apenas alguns metais, como o ouro, a prata, o cobre, a platina e o bismuto ocorrem na natureza em sua forma elementar. Quase sempre os metais são encontrados em forma de óxidos ou sulfetos, nos minerais que contêm quantidades variáveis de impureza, ganga, como argila, granito e sílica, deque os compostos metálicos devem ser separados. Aparecem ainda como cloretos, carbonatos, sulfatos, silicatos, etc. O principal problema é reduzi-los de seus compostos à forma elementar. Dificilmente os mesmos processos podem ser aplicados a todos os metais, em virtude das grandes diferenças físicas e químicas entre eles.

A escolha do procedimento adequado baseia-se nas propriedades químicas etermodinâmicas dos sistemas. Os métodos mais comuns de redução são:
1. O pirometalúrgico, que se subdivide em: (a) aquecimento de sulfetos ao ar, ustulação, (b) aquecimento de misturas de óxidos e sulfetos, (c) redução com carbono e (d) redução com hidrogênio;
2. O eletrolítico;
3. O deslocamento metálico;
4. A decomposição dos haletos. Os metais mais abundantes na crosta...
tracking img