Metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são metais?
Em Química, um metal (do grego antigo μέταλλον, métalon) é um elemento, substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com carátermetálico.
Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos electrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de ions positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os electrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais (teoria de bandas).
Os metais são um dos três grupos doselementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metalóides e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica.
Características gerais
• Condutibilidade: boa característica de condução térmica e elétrica
•Ductibilidade: capacidade de ser transformada em fios
• Maleabilidade: capacidade de ser transformado em lâminas
• Elasticidade: capacidade de voltar ao normal após ser esticado
• Tenacidade: resistência à tração
O tamanho, forma e disposição das partículas metálicas, especificados pela metalografia, são fundamentais para o reconhecimento das propriedades físicas que determinam a plasticidade,resistência à tração, dureza e outras propriedades do material. Esses fatores podem ser alterados por tratamentos térmicos (ciclos de aquecimento e resfriamento controlados) ou mecânicos (forjamento, trefilação, laminação, etc.).
São ao todo 91 metais.
Por que os metais são chamados assim?
• Metais Alcalinos: recebem esse nome devido ao vocábulo álcali, que significa cinza de plantas, onde podem serencontrados, principalmente o sódio e o potássio.
• Metais Alcalino-terrosos: nome dado devido a semelhança apresentada com os alcalinos e por encontrarem-se na terra.
• Metais de transição: A transição nome vem de sua posição na tabela periódica dos elementos. Em cada um dos quatro períodos em que ocorrem, estes elementos representam a adição sucessiva de elétrons para o d orbitais atômicos dosátomos. Desta forma, os metais de transição representa a transição entre os elementos do grupo 2 e grupo de 13 elementos .
Qual a importância dos metais?
Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputasentre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal.

O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos o estanho também foi utilizado como outré recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junçãodesses dois metais, por volta de 3000 a.C., tivemos o aparecimento do bronze. Só mais tarde é que se tem notícia da descoberta do ferro. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, cerca de 1500 a.C., o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de difícil aprendizado.

Contando com sua utilização, observamos que a maiorresistência dos produtos e materiais metálicos teve grande importância na consolidação das primeiras grandes civilizações do Mundo Antigo. Assim, o uso do metal pôde influenciar tanto na expansão, como no desaparecimento de determinadas civilizações.
Confira os metais e suas ações benéficas ao organismo:
Ajuda a:
Alumínio - Ação cicatrizante; cicatrizes de acne recente; associar com magnésio em...
tracking img