Metais pesados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os metais pesados são os agentes tóxicos mais conhecidos pelo Homem. Em 2000 A.C., grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios como subprodutos da fusão da prata. Isto terá sido, provavelmente, o inicio da utilização deste metal pelo Homem. Se, por um lado, foram as primeiras toxinas a serem identificadas, as mesmas não incluíam todos os metais, pois por exemplo, osefeitos tóxicos do cádmio são muito recentemente e que foram identificados e ainda hoje não esta perfeitamente apurada a sua toxicocinetica. Dos metais conhecidos nem todos provocam toxicidade, pois do total dos 80 metais conhecidos apenas aproximadamente 30 são tóxicos para o Homem.
Todas as formas de vida são afetadas pelos metais dependendo da dose e da forma química. Muitos metais são essenciaispara o crescimento dos organismos, desde as bactérias ate ao ser humano, no entanto, requeridos em
baixas concentrações pois podem danificar os sistemas biológicos. Os efeitos tóxicos dos metais eram considerados como eventos de curto prazo, agudos e evidentes, tais como a anuria1 e diarreia sanguinolenta, como por exemplo, aquando da ingestão de mercúrio. Atualmente, ocorrências a médio e a longoprazo são observadas e as relações causa-efeito são pouco evidentes. Geralmente, esses efeitos são difíceis de serem distinguidos e perdem em especificidade, pois podem ser provocados por outras substancias toxicas ou por interações entre esses agentes químicos.
A manifestação dos efeitos tóxicos esta associada a dose e pode distribuir se por todo o organismo, afetando varios órgãos, alterandoos processos bioquímicos, organelas e membranas celulares.

Mercúrio
O Mercúrio é encontrado na natureza de três formas: mercúrio metálico, sais inorgânicos de mercúrio e mercúrio orgânico, que se diferem pelos aspectos toxicológicos.
Mercúrio elementar
O mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero (Hg0), existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil eliberta um gás monoatômico: o vapor de mercúrio. Este é quimicamente estável, podendo permanecer na atmosfera por um longo período de tempo, onde sofre oxidação e origina os compostos inorgânicos (compostos mercurosos e mercúrios).
Mercúrio inorgânico
O mercúrio inorgânico (compostos mercurosos e mercúrios), sob a forma de cloretos, faz parte da constituição de pós-dentários que sãogeralmente utilizados por crianças. Podem também ser empregues em compostos medicinais, visto que detêm uma ação laxativa e fazem parte da composição de alguns chás. Desta forma, a sua exposição via oral está aqui fundamentada.
Mercúrio orgânico
A forma orgânica do mercúrio é extremamente tóxica, tanto para a biota quanto para os seres humanos, devido a sua solubilidade lipídica, estabilidade epropriedade iônica que lhe permite atravessar a membrana plasmática.
Toxicocinética do Mercúrio
Absorção
A lipossolubilidade dos compostos organomercuriais facilita a absorção pela pele em até 100% quando comparados aos compostos inorgânicos. Esse elemento possui algumas propriedades físicas, químicas e físico-químicas muito importantes sob o ponto de vista toxicológico, tais como sua elevadapressão de vapor, sua habilidade de ultrapassar as biomembranas, suas possibilidades reacionais “in vitro” e “in vivo” (oxidação com a formação de íons mercurosos e/ou mercúrios; formação de compostos organomercuriais, etc.) e a afinidade de seus íons por grupamentos sulfídrica, comuns em proteínas e enzimas.
O mercúrio pode ser absorvido de 7 a 8% por meio da ingestão de nutrientes sólidos e 15% oumenos por meio líquido. Facilmente vaporizado, é altamente absorvível (80%) em temperatura ambiente, por inalação, pois tem destacada propriedade lipossolúvel que permite a passagem dos alvéolos para dentro da corrente sanguínea e hemácias, assim como ocorre transposição da barreira hematoencefálica, com consequente depósito no Sistema Nervoso.
Também pode ser absorvido por meio da pele íntegra...
tracking img