Metacompet Ncia

7958 palavras 32 páginas
METACOMPETÊNCIA Uma nova visão do trabalho e da realização pessoal

EUGENIO MUSSAK

Goiânia 2015
Parte I - Percepções de um mundo mutante

1. O homem e sua capacidade de pensar

1.1 - Uma exclusividade humana

Somos iguais quanto a direitos e deveres, mas somos diferentes nas percepções e habilidades. Saber compreender, aceitar e utilizar as idiossincrasias é uma boa qualidade daqueles que formam ou lideram equipes. Aproveitar as diferenças é sinal de inteligência. O que serve para um não necessariamente serve para outro. As pessoas são diferentes, têm traços únicos, intransferíveis, agem e reagem com originalidade, e isso nos permite adquirir uma nova compreensão dos relacionamentos profissionais e pessoais.

1.2 - O homem e seus mitos

Costumamos usar vários mitos como metáforas construtivas do conhecimento do homem e de sua capacidade de pensar. O homem gosta de mitos porque com eles pode encaminhar melhor as soluções para sua realidade.

1.3 – O homem e seus paradigmas

É importante lembrar que paradigmas nunca deixam de existir, ao abandonar um, logo se cria outro. Não nos livramos de paradigmas; apenas os substituímos. Nas ciências naturais e nas ciências humanas também existem paradigmas, e eles podem ser igualmente quebrados e modificados. A diferença é que nas ciências naturais isso não modifica os fatos, enquanto nas humanas sim. De um lado encontramos a consciência e a percepção da realidade do mundo e de nós mesmos e, de outro, a alienação, que se não chega a ser uma patologia é tão nociva quanto se assim fosse, uma vez que tira do homem seu mais precioso valor: a autonomia.

1.4 – Como se constrói um paradigma

O homem pergunta e responde. E dessa maneira desenvolve seu pensamento, que o singulariza e o dignifica.

1.5 – E eu com isso?

Ai está algo que devemos cultuar: a arte o pensar, de melhorar a qualidade, de fortalecer as bases do pensamento e facilitar a ligação dessas bases com o pensamento em si mesmo.

2. A

Relacionados