Metabolismo do ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.24 no.2 São José do Rio Preto Apr./June 2002

Anemia de Doença Crônica

Rodolfo D. Cançado1
Carlos S. Chiattone2

Anemia de Doença Crônica (ADC) é usualmente definida como a anemia que ocorre em distúrbios infecciosos crônicos, inflamatórios ou doenças neoplásicas, e é uma das síndromes clínicas mais comuns na prática clínica. Caracteristicamente, ADCcorresponde à anemia normocrômica/normocítica, leve a moderada, e caracteriza-se por hipoferremia na presença de estoques adequados de ferro.
Os três principais mecanismos patológicos envolvidos na ADC são: diminuição da sobrevida da hemácia, falha da medula óssea em aumentar a produção de glóbulos vermelhos para compensar o aumento da sua demanda, e distúrbio da mobilização do ferro de depósito dosistema mononuclear fagocitário. O papel central dos monócitos e dos macrófagos e o aumento da produção de citocinas mediadoras da resposta imune ou inflamatória, tais como: TNF a, INF g e IL-1 estão implicados nos três processos envolvidos no desenvolvimento da ADC.
O propósito desse artigo é revisar os recentes avanços no entendimento dos aspectos patofisiológico, diagnóstico e terapêuticodesta síndrome.
Palavras-chave: Anemia de doença crônica, citocinas, fator de necrose tumoral, inteleucina, interferon
Definição e Terminologia
Anemia de Doença Crônica é uma síndrome clínica que se caracteriza pelo desenvolvimento de anemia em pacientes que apresentam doenças infecciosas crônicas, inflamatórias ou neoplásicas (1, 2, 3). Essa síndrome tem como aspecto peculiar a presença deanemia associada à diminuição da concentração do ferro sérico e da capacidade total de ligação do ferro, embora a quantidade do ferro medular seja normal ou aumentada (2, 4).
Por definição, não fazem parte dessa síndrome outras causas de anemia como: perda sangüínea, deficiência de ferro, deficiência de folato e/ou vitamina B12, hemólise, mielofitise, doença renal, doença endócrina e doençahepática, exposição a drogas e/ou toxinas, embora essas causas possam coexistir no mesmo paciente (5).
O termo Anemia de Doença Crônica (ADC) foi proposto pela primeira vez por Cartwrigt, em 1966, após vários anos estudando o binômio infecção e anemia (6).
O termo ADC é inapropriado, visto que nem toda doença crônica cursa com anemia e nem toda anemia presente no paciente com doença crônica é devido àADC (7). Desde a década de 70, várias denominações foram propostas como: anemia ferropênica com siderose reticulo-endotelial (6), anemia por defeito de reutilização do ferro (7), anemia hipoferrêmica valiosa e anemia da inflamação (8). Entretanto, até o momento, o termo ADC tem sido utilizado pela maioria dos autores e periódicos nacionais e internacionais.
Freqüência
ADC é a causa maisfreqüente de anemia em pacientes hospitalizados (9), particularmente quando se analisa pacientes com idade superior a 65 anos, e a segunda causa mais freqüente de anemia, após a anemia por deficiência de ferro. Cash & Sears, analisando pacientes anêmicos sem história de perda sangüínea, observaram que 52% dos pacientes estudados preenchiam critérios laboratoriais para o diagnóstico de ADC (ferrosérico diminuído e aumento da ferritina sérica) (10). Em pacientes com artrite reumatóide, a freqüência de ADC varia entre 27% e 58% (11), sendo essa freqüência maior nos casos em que a doença de base encontra-se em atividade clínica.
Portanto, ADC é uma das síndromes clínicas mais comuns na prática médica impondo, desta forma, ao clínico geral e ao hematologista a necessidade de se familiarizar comessa entidade (5).
Condições Associadas
ADC está comumente associada às doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatóide, às infecções crônicas como tuberculose ou infecções fúngicas sistêmicas, e à neoplasia (12, 13). Na tabela 1 relacionamos as condições patológicas mais freqüentemente associadas à ADC.
 

 
A artrite reumatóide é uma doença crônica, de caráter inflamatório,...
tracking img