Mesopotamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A civilização mesopotâmica no II milênio a.C.

A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades vindos de diversas regiões. A terra fértil fez com que foi um dos principaisatrativos para esses povos ali se estabelecessem. Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, osamoritas, os assírios, os elamitas e os caldeus.
A literatura
Os mesopotâmicos tinham uma linguagem escrita, um sistema pictográfico que abrangia cerca de 400 caracteres. A escrita mesopotâmica échamada de cuneiforme. Os sinais têm a forma de uma cunha. Eram feitos com estiletes em tijolinhos de barro.
Na Mesopotâmia foram encontrados os textos literários mais antigos do Mundo, alguns com até5.000 anos de idade. Trata-se de uma coleção de tábuas de barro cozido nas quais estão gravados, em escrita cuneiforme, textos que formaram parte da biblioteca do rei Assurbanipal.
O alfabeto foielaborado mais tarde pelos Fenicios, dentre as centenas de sinais cuneiformes foram escolhidos trinta, atribuindo a cada um deles um valor diferente, mas fixo e monofônico.
O mito de Adapa
Este relato éencontrado em quatro tabuinhas fragmentadas, de origem babilônica. Três dessas tabuinhas pertenciam à Biblioteca de Assurbanipal, em Nínive, e a quarta foi achada entre os arquivos do faraó AmenotepIV, ou Akhenaten, nas ruínas de Tell el-Amarna.
Nesse relato, descreve-se que Adapa recebera muita sabedoria ao ser criado, mas não a imortalidade. Era uma espécie de semideus, sacerdote e líder dotemplo do deus Ea. O mito revela que Adapa era também pescador e que um dia, enquanto pescava, o vento sul virou sua embarcação. Então, Adapa quebrou as asas do vento, que não soprou por sete dias. Sendoo calor insuportável, o deus Anu o chama, mas o deus Ea, protetor de Adapa, o adverte de não comer ou beber nada(pão e água da morte), evitando dessa maneira ser envenenado. O conselho foi ruim...
tracking img