MERIDIANOS DO SHIATSU - CORPORAL

540 palavras 3 páginas
MERIDIANOS DO SHIATSU - CORPORAL

Nome: Rosidelma Aparecida Krempel
Email: rose-krempel@hotmail.com
Formação: Mestre em Day Spa / Esteticista
Curso: Shiatsu Corporal e Facial

Temos 12 meridianos principais representados pelos órgãos vitais e os órgãos secundários. Estes meridianos localizam-se entre a pele e os músculos. A função básica de todo este sistema energético é a de transportar Ki para todas as partes do corpo, fazer a conexão dos órgãos internos e equilibrar Yin e Yang e, consequentemente, possibilitar o equilíbrio. KI é a energia em harmonia, fluindo livremente.
Já os meridianos são compostos por: Seis meridianos Yin — condutores de energia com predominância da força Yin. Circulam pela parte anterior e interna do corpo e correspondem aos órgãos Zang (vitais), encarregados da depuração, redistribuição e armazenamento da Ki e das substâncias fundamentais (fluidos vitais). Logo possuímos seis meridianos Yang — condutores de energia com predominância da força Yang. Circulam pela parte posterior e externa do corpo e correspondem aos órgãos Fu (secundários), encarregados da produção de energia, recepção, digestão de alimentos, condução e excreção de resíduos:
Na face anterior do braço temos três meridianos; o pulmão na lateral, o pericárdio na medial e o coração na parte mais interna. Todos são de polaridade yin, pois estão localizados na parte anterior do corpo. Na face posterior do braço temos três meridianos; o intestino grosso na lateral, o triplo aquecedor na medial e o intestino delgado na parte mais interna. Todos são de polaridade yang (parte posterior do corpo).Nas costas temos o meridiano da bexiga, com polaridade yang. Na lateral do corpo temos o meridiano da vesícula biliar e na parte posterior do corpo, envolvendo pernas (MI), temos: baço-pâncreas, estômago, fígado e rim.
Os tsubôs são depressões ao longo dos meridianos, que funcionam como dispositivo de comunicação entre o meio externo e interno. Trabalham como “funis” roubando a

Relacionados