mercantilismo

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2015
MERCANTILISMO
O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepeção predominanteparte da premissa de que “a riqueza da nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possuí. Ao mesmo tempos, os governantes consideravam que a riqueza que existia no mundo era fixa, nãopoderia ser aumentada, portanto, para um país enriquecer outro deveria empobrecer. Essa concepção foi responsável pelo acirramento das disputas entre as nações. 
As nações européias adotaram umapolítica intervencionista, ou seja, as regras da economia eram ditadas pelo Estado, fato aparentemente lógico na época, pois o Estado era absolutista e portanto exercia forte controle sobre a economia. OEstado passou proibir a saída de ouro e prata, como forma de manter a riqueza no país. 


A Espanha acumulou grande quantidade de riqueza a partir da exploração de seus territórios coloniais naAmérica. Para o país, o colonialismo foi a base de acumulação de riqueza metalista. Os demais países europeus, que não obtinham metais através da exploração direta, desenvolveram uma política com o objetivode obter uma “balança comercial favorável”, procurando aumentar suas exportações e restringir as importações. Dessa forma os ganhos seriam maiores que os gastos e a diferença seria acumulada pelotesouro do país. 
Os metais preciosos permitiriam ao governo comprar armas, contratar soldados, construir navios, pagar funcionários e custear as guerras. 
O caso espanhol demonstrou, entretanto, oquanto era enganosa a política metalista. A Espanha era, no século XV o país mais rico da Europa em conseqüência do ouro e da prata oriundos de suas colônias da América. O atraso do comércio dasmanufaturas e da agricultura espanholas, entretanto, obrigavam a Espanha a importar de outros países europeus a quase totalidade das mercadorias necessárias ao seu consumo. Como essas importações eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercantilismo
  • Mercantilismo
  • mercantilismo
  • Mercantilismo
  • O Mercantilismo
  • mercantilismo
  • mercantilismo
  • Mercantilismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!