Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades
1 Explique os principais pressupostos da doutrina mercantilista
2 Explique a relação existente entre aumento populacional, salários e preços para os mercantilistas
3 Analise a fala deMandeville citada por Brue (2005: 16) e correlacione-as às políticas governamentais do Brasil a partir dos primeiros anos da década de 1990.
4 Destaque os principais pressupostos do pensamentoeconômico de Jean Baptiste Colbert e explique porque ele pode ser considerando um dos expoentes da doutrina mercantilista.
5 Explique os principais pressupostos do pensamento econômico de Petty e a sua famade predecessor de economistas contemporâneos, sobretudo os de orientação keynesiana em relação ao trabalho e o Estado.


Atividades 01 – Mercantilismo

1. - Ouro e prata como forma maisdesejável de riqueza: Os mercantilistas associavam o poder de uma nação de acordo com a quantidade de ouro e prata que possuíam.
- Nacionalismo: Para acumular riquezas, um país deveria exportar mais do queimportar, sendo assim os países deveriam promover exportações e acumular riquezas à custa dos vizinhos.
- Importação isenta de taxas de matérias-primas que não podiam ser produzidas internamente,proteção para bens manufaturados e matérias-primas que podiam ser produzidos internamente e restrição sobre importações de matérias-primas.
Os mercadores recebiam ouro por suas importações e com asrestrições sobre as importações reduzia-se a disponibilidade de bens para consumo interno, gerando assim um acúmulo maior de ouro e prata, aumentando a riqueza e o poder do país. Quanto às proibiçõescontra o movimento de saída de matérias-primas ajudavam a manter baixos os preços de exportações de produtos acabados.
- Colonização e monopolização do comércio colonial: Os mercantilistas eram a favorda colonização e queriam manter uma eterna dependência por parte das colônias. Não era permitido fabricações coloniais e as importações estrangeiras para colônias eram proibidas, desse modo as...
tracking img