Mercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 1
Preço 2
Mercado: noção e exemplos 3
A Procura: noção e factores determinantes 4
A curva da Procura e a lei da procura 5
A Oferta: noção e factores determinantes 6
A curva da oferta e a lei da oferta……………………………………………………..7
Estruturas de mercado…………………………………………………………………8



Introdução

O tema que irei desenvolver na Prova de Aptidão Profissional é “Preços eMercados”.
Este tema foi escolhido porque abrange uma área que me desperta bastante interesse e acima de tudo, tem um papel de extrema relevância para as empresas, pois permite compreender o mecanismo de mercado e a forma como se determina o ponto de equilíbrio do mercado. Permite também compreender e descodificar a realidade económica que nos rodeia, no que respeita ao conhecimento dofuncionamento dos mercados de bens e serviços, assim como do mercado de trabalho, realidade de que, no futuro próximo, irei fazer parte.
Neste sentido, inicialmente irei abordar alguns conceitos de mercado e compreender o seu mecanismo (lei da oferta e da procura) e referir alguns métodos e técnicas utilizadas para esse efeito. Numa fase final, irei apresentar um caso prático, onde pretendo pôr em prática ateoria desenvolvida, de forma a poder exemplificar os processos e os resultados de como determinar o ponto de equilíbrio do mercado.
A Prova de Aptidão Profissional é, assim, constituída pela elaboração do anteprojecto, o desenvolvimento de uma parte teórica, bem como de um caso prático, onde se pretende aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com manuais específicos do tema.Preço

Preço é uma expressão monetária do valor de um bem ou serviço, ou seja, o valor monetário expresso numericamente e associado a um determinado produto. O preço representa, assim, as condições em que os indivíduos e as empresas trocam os diferentes bens e serviços. O preço de um bem ou serviço é determinado em função do seu custo de produção, quer seja do custo dos factores com eladirectamente relacionados, ou seja, os custos directos de que são exemplo as despesas com os salários dos trabalhadores directos e as matérias-primas, quer seja com factores dos custos que a empresa tem sempre de suportar para manter a produção, ou seja, os custos indirectos, tais como amortizações, ordenados dos gestores e do pessoal administrativo, água, energia e publicidade.
A tudo isto, acresce amargem bruta de lucro do empresário e os custos de distribuição inerentes aos intermediários que asseguram a ligação entre a produção e o consumo. Por outro lado e uma vez que os preços reflectem as condições em que os consumidores e produtores compram e vendem no mercado, o respectivo número de consumidores e produtores não deixará de influenciar também o preço.
Pode, porém, suceder que asempresas, entrando em concorrência, decidam, no longo prazo, alterar a sua tecnologia e aumentar a sua dimensão, obtendo economias de escala – neste caso, observar-se-á a descida do preço. Identicamente, é necessário referir as estruturas de mercado que exercem um factor de oscilação na fixação do preço de venda dos diversos bens ou serviços.
Finalmente, é necessário ter em atenção o papel daintervenção do Estado enquanto factor de fixação e alteração dos preços, quer provocando uma descida, através da concessão de subsídios à produção, quer determinando uma subida dos mesmos, ao lançar os impostos indirectos sobre os produtos.

Mercado – noção e exemplos

Em todas as cidades do mundo existe frequentemente um mercado, por vezes realizado nos mercados municipais ou feiras, no qual secompram e se vendem produtos de consumo.
Na aceitação primitiva a palavra mercado dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes económicos realizavam as suas transacções. Mas, o conceito de mercado, na sua aceitação económica está distante dessa tradição, ou seja, já não existe a conotação geográfica de mercado.
Podemos então dizer que o mercado representa qualquer situação de...
tracking img