Mercado financeiro agropecuario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Agropecuária


Além de dinamizador da expansão produtiva, o agronegócio desempenha outro papel de extrema importância para a economia brasileira: o de principal gerador de saldos comerciais para o País. Por isso, o BNDES oferece mecanismos de apoio à agricultura e à pecuária. Alguns projetos financiáveis dentro do agronegócio são bovinocultura de corte, formação ou reforma de pastos, gastos etratos culturais até a primeira colheita/safra, entre outros. A concessão do apoio financeiro é condicionada à avaliação dos impactos ambientais, segundo as diretrizes da política ambiental do BNDES.

Em articulação com outros órgãos governamentais, o BNDES também desenvolve instrumentos de apoio específico à agropecuária. Estes programas apresentam condições especiais para investimentos, como,por exemplo, aquisição de tratores agrícolas e incentivos à irrigação.

Mecanismos de Apoio 


O BNDES realiza financiamento de longo prazo, subscrição de valores mobiliários e prestação de garantia, atuando por meio de Produtos e Fundos, conforme a modalidade e a característica da operação. Os três mecanismos de apoio (financiamento, valores mobiliários e garantias) podem ser combinados numamesma operação financeira, a critério do BNDES.

Também são oferecidos Programas de Financiamento que visam a atender a demandas específicas, apresentando prazo de vigência e dotação previamente estabelecidos.

Conheça abaixo os principais mecanismos de apoio do Banco à Agricultura.

Produtos

Alguns produtos do BNDES se dividem em linhas de financiamento, com finalidades e condiçõesfinanceiras específicas. A critério do Banco, um projeto de investimento pode se beneficiar de uma combinação de linhas de financiamento, de um mesmo ou de diferentes produtos, de acordo com o segmento, a finalidade do empreendimento e os itens a serem apoiados.

Veja os produtos que podem ser usados no apoio à Agricultura:
• BNDES Finem
Financiamento, de valor superior a R$ 10 milhões,a projetos de implantação, expansão e modernização de empreendimentos. A atuação do BNDES, no âmbito do Finem, para apoio a investimentos no setor agropecuário é realizada através das seguintes linhas de financiamento: 
• Agropecuária
Apoio a projetos de investimentos visando à implantação, modernização e expansão de empresas do setor agropecuário.
• Projetos deeficiência energética
Apoio a projetos de eficiência energética que contribuam para a economia de energia, aumentem a eficiência global do sistema energético ou promovam a substituição de combustíveis de origem fóssil por fontes renováveis.
• Aquisição de bens de capital
Apoio à aquisição de bens de capital associada a planos de investimentos apresentados ao BNDES.• Leasing de bens de capital
Apoio à aquisição de máquinas e equipamentos destinados a operações de arrendamento mercantil, associada a planos de investimentos apresentados ao BNDES.
• Importação de bens de capital
Apoio à importação de máquinas e equipamentos sem similar nacional, associada a planos de investimentos apresentados ao BNDES.
•Micro, pequenas e médias empresas
Apoio a planos de investimentos apresentados ao BNDES por micro, pequenas e médias empresas.
• Capital de giro associado
Apoio à parcela de capital de giro associado a projetos de investimentos apresentados pelo BNDES.



O BNDES e a Economia da Cultura





Dentre as maiores riquezas do Brasil encontram-se, sem dúvida,suas várias formas de expressão cultural. Uma cultura plural, pujante, que nos identifica, nos diferencia e nos orgulha.


Para o BNDES, contudo, cultura é ainda muito mais: é uma alavanca para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil. A diversidade cultural do País é um grande ativo a ser empregado em prol da riqueza e do bem-estar da sociedade brasileira.

A economia da cultura...
tracking img