Mercado De Trabalho Na Ind Stria Petrol Fera

559 palavras 3 páginas
Mercado de Trabalho na Indústria Petrolífera
Um dos desafios da indústria do petróleo no Brasil é a escassez de mão de obra especializada para atender às demandas do mercado. A área de petróleo e gás apresenta um déficit de trabalhadores qualificados, principalmente pela falta de cursos de formação específica e pelo aumento da demanda por esses profissionais. Governo, instituições de ensino e empresas do setor estão trabalhando de forma intensa para sanar um dos mais expressivos gargalos que devem surgir nos próximos anos. Na área técnica, por exemplo, estimativas do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) indicam que a demanda por trabalhadores especializados continuará em ritmo crescente. Será preciso qualificar mais de 200 mil pessoas nos próximos cinco anos. Portanto, identificar e desenvolver os profissionais adequados torna-se essencial e, quanto mais eficaz for esse processo, maior a vantagem competitiva.
Quem tem formação sofre assédio das companhias concorrentes. Para os entendidos em recrutamento, o valor de mercado desses trabalhadores aumenta a cada dia, e é preciso pensar em maneiras de retê-los com atrativos financeiros e perspectivas de carreira. Segundo eles, as empresas devem evitar cair numa discussão baseada exclusivamente em salário. Precisam mostrar ao profissional que ele terá oportunidade de se desenvolver, com a possibilidade de transitar entre áreas técnicas e gerenciais.
Para Thaisa Infurna, da Brunel Energy, a área de petróleo no Brasil sofreu um gap grande nas décadas de 1980 e 1990, e muitos trabalhadores desse segmento foram para o exterior. Por isso, hoje, quando a empresa precisa de profissionais seniores, busca pessoas provenientes da Petrobras ou que atuaram anos lá fora. “Faltam especialistas, principalmente na área de perfuração e produção. Muitas vezes as empresas precisam recorrer ao profissional estrangeiro para preencher alguma vaga”, afirma Thaisa.
A contratação de estrangeiros é

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Predição do desgaste de brocas
    25130 palavras | 101 páginas