Mercado de açãoes estudo de caso petrobras

2143 palavras 9 páginas
Mercado de Capitais, conceitos básicos e função
Estudo de Caso PETROBRAS.

Com este trabalho monográfico pretende-se fazer um estudo de caso direcionado no mercado de ações, em especifico a empresa Petróleo Brasileiro S.A. ou simplesmente Petrobras. Empresa fundada em 3 Outubro 1953 pelo presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor. Somente em agosto de 1968, momento em que uma parcela da empresa foi privatizada e deu iniciou as negociações de suas ações no mercado de capitais brasileiro.
Para tanto serão analisados o desenvolvimento e o caminho que a empresa percorreu na última década, observando os principais desafios que a Petrobras tem pela frente após a maior Oferta Pública de Ações – OPA da história da humanidade em Outubro de 2010. Tal capitalização teve como objetivo levantar recursos para investir na extração de petróleo na camada do Pré-Sal.
Pretende-se analisar, também, os resultados operacionais, o desempenho econômico-financeiro e o comportamento da empresa nos últimos anos no mercado de capitais. A companhia, que possui como controlador o Governo Federal, tem dois enfoques, o primeiro é o seu interesse capitalista, buscando taxa de lucro aos seus acionistas e em segundo o lado social, por parte do seu controlador, para garantir as metas macroeconômicas, taxa de inflação. Diante do exposto, questiona-se de que forma isso ajuda ou prejudica a administração da empresa e o planejamento estratégico empresarial?
A empresa atualmente vem sofrendo na Bolsa de Valores brasileira desvalorização em seus papeis, PETR4 e PETR3, ações preferenciais, dão direito a preferencia no recebimento de dividendos, e as ações ordinárias, dão direto ao voto, respectivamente.
Artigo publicado na revista Exame edição 1035 ano 47 nº 3, diz que “Ao usar a Petrobras para tentar resolver os problemas dos país, o governo está asfixiando a maior empresa brasileira. Hoje, ela é a pior entre as grandes companhias de petróleo do mundo.”
O que é

Relacionados

  • direito empresarial
    7345 palavras | 30 páginas