Um olhar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM BREVE OLHAR SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA MONTESSORIANA

RESUMO
Este artigo objetiva proporcionar um breve olhar sobre o espaço educador sustentável, visualizando este como uma possibilidade para educação do futuro. Considerando que o protagonista desta nova possibilidade de criar espaços educacionais com olhar diferenciado do contexto atual é o professor.Para perfazer este caminho é necessário olhar para criança, para o ambiente, para Terra e para todas as formas de vida, com um olhar de totalidade, um olhar capaz de perceber a urgência da mudança de atitudes e para necessidade evidente da aplicação dos princípios e ações propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, como condição para reestruturação de nossos espaçosescolares. Para realização deste breve olhar este artigo utiliza-se dos princípios de educação proposto pela Educadora Maria Montessorino que se refere a educação para liberdade, responsabilidade, paz, justiça solidariedade e conhecimento do mundo físico e natural.

Palavras chave: Educação Ambiental. Maria Montessori. Sustentabilidade.

A BRIEF LOOK AT AREA SCHOOL AS A SUSTAINABLE PERSPECTIVEMONTESSORI EDUCATOR

ABSTRACT
This article seeks to provide a brief look at the space teacher
development, viewing this as a possibility for future education.
Whereas the protagonist of this new possibility of creating
educational spaces with different look from the current context is the
teacher.
To make up this way is necessary to look at children, the environment
for Earth and alllife forms, with a look of all, a look able to
realize the urgency of changing attitudes and obvious need for the
application of the principles and actions proposed by the National
Curriculum Guidelines for Environmental Education, as a condition for
restructuring our school spaces. To achieve this brief look at this
article utilizes the principles of education proposed by Maria
EducatorMontessori regard to education for freedom, responsibility,
peace, justice, solidarity and understanding of natural and physical
world.
Key words: Environmental Education. Maria Montessori. Sustainability.

INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo direcionar um olhar sobre a escola e suas possibilidades de tornar-se um “espaço educador sustentável”, como vem sendo proposto nas políticas públicaspara Educação Ambiental, como as novas Diretrizes curriculares Nacionais (DCNEA).
Como suporte para essa discussão resgatamos alguns fundamentos da visão holística e também da pedagogia montessoriana, a partir de nossa experiência em uma escola que interliga suas ações, projetos e conteúdos visualizando as diferentes formas de aprendizagem num ambiente preparado para atender a formação de pessoascapazes de pensar e agir de forma sustentável, promovendo o respeito a todas as formas de vida.
1- Resgatando alguns fundamentos holísticos de entender a teia da vida em suas mais diversas formas.
[...] Isto sabemos. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família.
Tudo o que acontece com a terra acontece com os filhos e filhas da terra. O homem não tece a teia da vida; ele éapenas um fio. Tudo que faz a teia, ele faz a si mesmo. (CAPRA, 2006,)

Por essa perspectiva, compreender o movimento da vida e identificar a função de cada fio no tecer da teia faz com que tenhamos que repensar também o espaço educador sustentável e formação do educador sobre outro prisma. Repensar é por assim dizer abrir outras possibilidades, criar oportunidades de reflexão sobre o ambienteonde o aluno e o educador realizam seus processos de ensinar e aprender, numa constante tecedura de diferentes saberes e diversas vivencias propiciadas pela união de ambiente e pessoas. Cada fio tem uma função especifica e intransferível, e, fio a fio se forma a teia da vida onde o individual está no coletivo, mas não é o coletivo e, o coletivo está presente no individual, mas não é o individual....
tracking img