mep mep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


MÓDULO:

METODOLOGIA DE ESTUDO E DE PESQUISA – 50h




O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas éplágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

ESTUDO, CIÊNCIA E PESQUISA

 Questõesobrigatórias para o dossiê

1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.
Resposta: Procuro me organizar nos momentos de estudo, separando um tempo somente para estudar e refletir sobre o conteúdo. Pesquiso também emoutras fontes, para obter novas ideias, faço anotações de tudo que acredito ser importante,leio varias vezes o material,e principalmente procuro estar sempre motivada ,motivação é a chave do sucesso para quem quer alcançar seus objetivos.
2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes(livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.
Resposta: O mito não é comprovado por não possuir bases cientificas, já a filosofia é baseada em algo concreto.como a ciência não é suficiente, o homem procura explicações através da filosofia, pois o conhecimento filosófico é a busca do saber.
Conhecimento mitológico:
Por considerar a raça humanairremediavelmente perdida e cheia de defeitos, Zeus, o soberano dos deuses, resolveu acabar com ela. Para isso, provocou um dilúvio no mundo para afogar a humanidade. Apenas o casal formado por Deucalião e Pirra seria poupado, em virtude de sua bondade. Zeus os aconselhou a construírem uma arca e se abrigarem nela. Depois de flutuar nove dias e nove noites, sobre as águas da tormenta, a arca parou no topo de umamontanha, onde o casal desembarcou.
Quando as águas baixaram, apareceu Hermes, o mensageiro de Zeus, e lhes disse que o soberano satisfaria qualquer desejo dos dois. Deucalião lhe disse que queriam ter amigos. Hermes determinou que ambos jogassem por cima dos ombros pedras recolhidas do chão. As pedras jogadas por Deucalião se transformaram em homens ao atingir o solo. As pedras de Pirratornaram-se mulheres e, assim, o mundo foi repovoado.
Conhecimento filosófico:
A teoria do conhecimento de Kant ,a filosofia transcendental ou idealismo
transcendental teve como objetivo justificar a possibilidade do
conhecimento científico do século XVIII. Ela partiu da constatação de que
nem o empirismo britânico, nem o racionalismo continental explicavam
satisfatoriamente a ciência. Kantmostrou que apesar de o conhecimento se
fundamentar na experiência, esta nunca se dá de maneira neutra, pois a
ela são impostas as formas a priori da sensibilidade e do entendimento,
características da cognição humana.
3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.
Resposta: osenso comum caracteriza-se por conhecimentos que são passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em conclusões cientificas, pois faz parte de ditos populares como por exemplo: cortar os cabelos na fase da lua crescente por acreditar que cresce mais rápido.o conhecimento cientifico nos ajuda a compreender os acontecimentos do universo que muitas vezes são difíceis de entender. A...
tracking img