MentMussane

5994 palavras 24 páginas
Introdução
O presente trabaho como tema O Modelo de Governação em Moçambique no Período Pós – Colonial; em que Com a proclamação da independência nacional a 25 de Junho de 1975 nasceu a República Popular de Moçambique, e entrou em vigor a nova Constituição da República Popular de Moçambique RPM. Esta definia Moçambique como um Estado de Democracia Popular, onde o Poder pertencia aos operários e camponeses unidos e dirigidos pela FRELIMO.
O trabalho tem como objectivo geral conhecer as formas de Governo em Moçambique no Período Pós – Colonial tendo em conta o processo de implementação da nova ordem política no período imediatamente a seguir a independência que foi caracterizado por uma forte dinâmica centralizadora do poder em todos os domínios; e tem como objectivo especifico descrever as formas de Governo em Moçambique no Período Pós – Colonial e analisar as formas de Governo em Moçambique no Período Pós – Colonial.
Socialismo
Sistema popular moçambicano
Reconstrução do Estado sob signo do liberalismo
Democracia
A revisão da Constituição
A metodologia usada para a realização do trabalho em estudo, foi graças consultas de obras de referencias bibliográficas em que os respectivos autores encontram – se citados no desenvolver do trabalho em curso e em particular organizados no fim do trabalho duma forma ordeira para melhor localização.
Aceita – se criticas vindo do leitor, visto que o trabalho é inacabado e para que possa melhorar cada vez mais precisa de intervenções científicas duma forma clara e objectiva.

1.O Modelo de Governação em Moçambique no Período Pós – Colonial
Conceitos:
Antes do desenvolvimento desta matéria é necessário conceituar alguns elementos que vão facilitar a compressão da matéria a abordar.
MODELO para AAVV (2001:675) “é a representação em pequena escala de algo que se pretende executar em grande. Pode ser entendido como norma, regra, forma ou exemplo a imitar.”
Governação, segundo FREITAS (S/d;732) “é o acto de governar, exercer,

Relacionados