Mentira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.
Descartes, sua vida e principais idéias
Nascido em La Haye na Touraine a 300 km de paris e que desde 1802 é conhecida como “La Haye – Descartes. Ele pertencia a uma família de posses, seu pai possuía terras e era dono de um título de escudeiro, primeiro grau da nobreza. Descartes perdeu sua mãe com apenas um ano de idade e écriado pela avó. Seu pai casou-se novamente porem não se distanciou da família e futuramente veio a se aborrecer com o filho por não querer ser advogado como ele. Em 1604 Descartes começa a estudar Em La Fleche uma das mais célebres escolas da Europa onde permaneceu por quase dez anos. Posuia uma saúde bastante debilitada e por isso era dispensado pela manhã e podia ficar na cama até maistarde, um habito que o acompanha em praticamente toda a sua vida. E que só no seu ultimo ano de vida é que foi obrigado a mudar devido a um convite feito pela Rainha da Suécia para instruir-la em principalmente matemática e filosofia.
Descartes decide, depois de sair da submissão aos seus preceptores, aproveitar sua juventude viajando e segundo ele aprendendo com ele mesmo e no grande livro domundo como bem descreve em seu livro “Discurso sobre o método” (...) E decidindo-me a não mais procurar outra ciência além daquela que poderia encontrar em mim mesmo,ou então no grande livro do mundo, aproveitei o resto da minha juventude para viajar, para ver cortes e exércitos, para frequentar pessoas de diferentes rumores e condições(...). Então em 1618 Descartes vai para a Holanda e se alistano exército de Mauricio de Nassal, onde sua fascinação pela matemática o levou ao conhecimento e em seguida uma amizade com o duque filósofo, doutor e físico Isaac Beeckman. Beeckman ficou surpreso com as habilidades matemáticas do então jovem oficial do exército Holandês. Os dois se tornaram bastante amigos e Descartes teria até dedicado a ele um de seus trabalhos matemáticos. Essa amizade teriadespertado em Descartes a ambição de encontrar uma fórmula de conhecimento universal.
Descartes continua suas viagens por toda a Europa e é numa delas que uma noite diz te uns sonhos, que de acordo com sua interpretação, significavam que ele tinha a missão de reunir todo o conhecimento humano acerca de uma ciência universal baseada narazão. Ele continua suas viagens, conhecendo e lutando por exércitos até então decidir que estava na hora de parar e colocar suas experiências no papel. Busca um lugar onde pudesse solitariamente começar seu trabalho. Na Holanda novamente, dedica-se a busca pela consolidação de um método que partindo da dúvida pudesse chegar à certeza absoluta e depois reunindo o estudo de diferentes ciênciaslevariam a um método universal de conhecimento. O filósofo então escreve o que vem a ser hoje a mais famosa e mais lida obra do autor “Discurso Sobre o método”, um tratado matemático e filosófico que veio a conter algumas de suas principais idéias como as idéias inatas, a concepção do homem com sua dualidade corpo-espírito, e a aplicação do método partindo da dúvida para se chegar a verdade absoluta.Importante também seria a visão que tinha a respeito do corpo humano e dos animais, comparando o funcionamento do corpo com o de um relógio e ainda a idéia da undulatio reflexa, que Consiste em movimentos corporais sem intenção consciente da pessoa. Essa visão mecanicista ganhou apoio no campo da fisiologia e veio, no futuro, ser a precursora da moderna psicologia comportamental. Essas idéiasserão, mais a frente, discutidas. Alem dessa obra ainda escreve importantes obras como “Meditações sobre filosofia primeira”, ”Princípios de filosofia” e “regras para a direção do espírito”.
René Descartes, foi sem dúvida, um dos mais importantes filósofos que já existiram. Ele contribuiu de forma muito significativa para os avanços científicos e para a história da psicologia...
tracking img