menor infrator -julliab

281 palavras 2 páginas
Um grande problema no brasil é a violencia que vem crescendo aceleradamente, passou a ser uma pratica não apenas de adultos ,mas também de menores de idade que se assemelham a tais, em suas atividades delitivas. Para combater a criminalidade infantil é necessario que exista a união de quatro fatores importancissimos para formação de um jovem : Familia, Estado, Educação e Socidade.
A implantação de medidas socio- educativas precisam ser inseridas no processo de amparo as crianças, pelo fato do menor ainda estar num processo de formação pisicologica. A simples oportunidade de ter seus direitos basicos, podera ter uma influencia na mudança de sua perspectiva de vida.
Geralmente, os menores infratores são vitimas de conflitos familiares e realidades sociais ,portanto, tratar o problema superficialmente como diminuindo a menor idade penal e reformatorios ,podera não haver melhoras ou agravar o problema, fazendo com que eles se revoltem cada vez mais. Segundo a Secretaria de promoção dos direitos da criança e do adolescente, cerca de 70 / daqueles que foram internados acabam se tornando reincidente .
No livro de Jorge Amado " Capitaes da areia " publicado em 1937, retrata bem a realidade dos menores infratores , mostrando que os jovens eram invisiveis ate começarem a praticar atos de violencia, retrata que com o apoio de alguns integrantes da sociedade ,alguns dos membros do grupo conseguiram sair desta vida de criminalidade .
Deste modo , o tratamento do menor deve ser mais amplo que a simples repressão aos atos infracionais ,o melhor jeito é que algumas leis ineficiente sejam revistas e que outras entre em vigor e principalmente o investimento na educação .

Relacionados