Meninos de rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

SUMÁRIO

1 QUESTIONÁRIO 3

2 INTRODUÇÃO 4

3 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

4 CONCLUSÃO............................................................................................................7

5 REFERÊNCIAS 8

1- DADOS LEVANTADOS NO ROTEIRO DE PERGUNTA:IDENTIFICAÇÃO DA REALIDADE DO SEU MUNICIPIO

– Você já deparou com crianças que vivem nas ruas de sua cidade?
R: Sim
– Na sua opinião quais são os motivos que levam crianças a saírem de suas casas e viverem nas ruas?
R: Em minha opinião a desestrutura familiar.
Existe em sua cidade programas de atendimento a crianças moradoras de rua? Se houver qual o tipo de atendimento realizado?
R:Sim. Existem vários programas um deles chama-se Sinal Verde.
O Programa Sinal Verde integra a Política de Proteção Social Especial do município de Londrina e tem como objetivo possibilitar às crianças, adolescentes e pessoas adultas, em situação de rua, organizar seus projetos de vida, visando criar condições para resgatar e/ou adquirir referências na família e/ou na comunidade.
São realizadasabordagens de rua, visando a sua inserção na rede de proteção social, são programadas em locais de maior concentração de pessoas e também quando solicitadas pela comunidade. Nesse sentido, as ruas, praças e logradouros públicos são utilizados como espaços de aproximação do cotidiano das pessoas em situação de rua, locais onde os riscos e vulnerabilidades se agravam. A proposta é garantir o acessoe inserção nas políticas públicas, estimulando e provocando a sua reflexão enquanto sujeitos de direitos, facilitando a sua participação no processo de superação da condição de rua.
A Sede, trata-se de um espaço institucional fixo, onde são realizadas triagens de novos casos, orientação via telefone, apoio à equipe da rua, atendimento interdisciplinar, discussão de casos, realização de trabalhosem grupos, oficinas, reuniões, entre outras atividades relacionadas ao trabalho. Uma equipe de auxiliares educativos realiza a acolhida inicial do usuário que envolve a coleta de dados de identificação e o encaminhamento ao atendimento técnico interdisciplinar. As fontes de encaminhamentos são as seguintes: educadores de rua do próprio Programa, busca espontânea, rede sócio assistencial, PolíciaMilitar, Conselho Tutelar, serviços de saúde, abrigos, entre outros.

INTRODUÇÃO

Milhares de crianças vivem hoje em situação de rua.
É crescente a ocupação de calçadas, sinaleiras e outros pontos específicos da cidade por meninos com faixa etária inferior a maioridade. Muitas das vezes essas crianças são vitimas provenientes de família destruída pelos vícios, brigas conjugais, violênciadiversas em seus lares, de abandonos, fatalidades anteriores que acabaram levando seus únicos familiares ou pessoas próximas, e outros casos mais específicos cuja única saída, ou melhor, possibilidade deixada foi viver na dependência de si própria.
Essas crianças, por não terem qualquer perspectiva de como dá seguimento a sua vida, pelo fato de não possuírem casa, família, condição financeiraviável, assistência assídua dos órgãos governamentais, vêem na rua a única opção de moradia, alimentação e desenvolvimento cultural a seu alcance.Esses meninos que encontramos nas ruas são crianças denominadas “meninos de ruas”, pois as calçadas e sinaleiras são os lugares onde todas as suas atividades e necessidades humanas são operadas cotidianamente. Esses seres humanos que observamos no nossodia-dia, excluídos do resto da sociedade, nascem como qualquer outra criança; cheia de vitalidade, alegria, grandes sonhos, enfim, como todas as outras. Apesar de não possuírem o mínimo de dignidade, esta direito de todos os seres humanos, conseguem sobreviver e trilhar um caminho longínquo marcado de mais tristeza do que alegria.
É incerto o dia seguinte desses meninos e meninas, uma vez que sua...
tracking img