Metro dri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA 1 – Fevereiro/2011
GESTÃO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS
1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Planejamento de material. 

Vários fatores influenciam os preços de todo o tipo de mercadoria: variações do índice geral de preços (inflação e deflação), variação de mercado de um produto específico, tabelamento imposto pelo governo, custos de armazenagem, etc. Porém,cada vez mais necessitamos de ferramentas ou um sistema de planejamento de materiais, visando redução dos custos e maximização dos lucros sem que ocorram situações que prejudiquem a rotina produtiva ou operacional da empresa. Já na década de 60 as empresas utilizavam o sistema de planejamento de material – MRP ( Material Requirements Planning ) para se calcular a quantidade necessária de materiaispara a produção de um determinado tipo de produto e em que momento adquirir, objetivando o cumprimento de entregas de produtos sempre com o mínimo de estoque necessário. Ao longo do tempo o processo de planejamento do MRP, evoluiu, como todo processo pela melhoria continua das organizações, de modo a satisfazer as necessidades e atendimentos da evolução tecnológica. Várias soluções surgem ao longodo tempo, agregando todas as situações que envolvam além das previsões de vendas ( demandas), o cumprimento dos pedidos e a disponibilidade de materiais, como forma de estabelecer com antecedência a melhor estratégia de produção ou compra com o menor investimento possível;

CONCEITO DE ESTOQUE: Compõe todos os itens de materiais armazenados pela empresa, podendo um ou mais produtos estararmazenados em ambientes separados, como forma de atender a logística de distribuição interna dentro de um processo produtivo.

MATERIAIS: Refere-se a um determinado item de produto ou, conforme o volume, cria-se uma “família” para os itens de materiais, objetivando o controle mais preciso de cada um.

CONSUMO: Considerando o processo produtivo de uma indústria, consumo é quando da baixa no estoquede um determinado item (material) enviado para o setor de produção.

DEMANDA E PREVISÃO: É a quantidade requisitada ou consumida de um ou mais materiais.Calcula-se a demanda média dos itens através do consumo, dentro de um determinado período. Exige-se muita atenção neste controle, como forma de manter o estoque, monitorando a previsão, ou tempo de reposição para determinados itens. Essegerenciamento impedirá a falta de materiais no processo produtivo, como também, monitorará a compra de materiais em excesso, mantendo-se dessa forma, os níveis mínimos de estoque, sem afetar o processo produtivo.

NÍVEIS DE ESTOQUE: É o ponto que determina as ações de reposição, como também, o cuidado que deverá ser tomado referente às quantidades armazenadas.

LOTE DE COMPRA: Considera-se como aquantidade de materiais solicitados para cada ressuprimento de estoque.

RESSUPRIMENTOS: é o processo de suprir, comprar materiais faltantes; abastecer o estoque em quantidades suficientes de materiais para a devida reposição.

PONTO DE RESSUPRIMENTO: Índice que sinaliza ou que corresponde ao nível de estoque, onde ao ser atingido indicará a necessidade de ressuprimento, ou seja, a compra de umou mais materiais.

MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE

A administração de materiais não se resume apenas a controlar a quantidade de materiais em estoque à disposição dos setores produtivos e administrativos da empresa, mas refere-se também a sua valorização, ou seja, fornecer o volume financeiro pelo qual este material está sendo estocado e utilizado nos produtosfinais fabricados. Dependendo do método de que usamos para determinar o valor do item estocado irá impactar diretamente no lucro contábil da empresa.

A avaliação do volume financeiro alocado nos estoques é feita por meio dos preços de custo e de mercado:

Preço de custo: referente ao produto fabricado pela empresa, ou seja, é o que custou para fabricar determinado produto;

Preço de mercado:...
tracking img