Mendigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:
R Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.
2 Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar
R Ambas teses são falsas,pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.
3 Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dosambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estãoinseridos - um processo denominado ________________.
 
R determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.

4 "A população européia tem por característica a frieza nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida pelo seu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões friasdeterminam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."
 
Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do
R determinismo geográfico.
5 BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evoluçãohistórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”. Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar:
R Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dosdiferentes eventos históricos que essa sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades.

6 Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética. 
Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muitacultura”.
 
Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira:

R Ambas mencionam a importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito científico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo senso comum.
7 Muito antes do surgimentoda Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais. Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia:
R O papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se deve à educação, sem a qual não seríamos muito diferentes das demais espécies.

8 Leia esse trecho do livro CULTURA – um conceito antropológico(LARAIA, R. B, pgs. 33-34) e responda de acordo com a alternativa correta:
 
 “Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. (...) por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma...
tracking img