Menbros inferiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Enfermagem 1º P
TURMA: “A”
DOCENTE: Dr. Alex
DISCENTE: Fernando Tenreiro dos Santos






MEMBROS INFERIORES
Trabalho exigido como requisito parcial a complementação da nota bimestral da disciplina de Anatomia, orientado pelo professor Dr. Alex, aos alunos do 1º período do curso de Enfermagem turma A.






Colinas do Tocantins – TO, Junho de 2012.


INTRODUÇÃO

Nodesenvolvimento do trabalho a seguir, estamos deixando explicito toda a anatomia dos membros inferiores, que é composto por músculos, ossos, nervos veias e artérias. E todo o seu funcionamento e finalidade, para o bom funcionamento, a importância de cada sistema, com nomes e contribuição para o membro.
















TRABALHO DE ANATOMIA

1. OSSOS DO MEMBRO INFERIOR

O membroinferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores são conectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
A base do esqueleto do membro inferior é formado pelos dois ossos do quadril, que são unidos pela sínfise púbica e pelo sacro. O cíngulo do membroinferior e o sacro juntos formam a PELVE ÓSSEA.
Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro segmentos:

Cintura Pélvica - Ilíaco (Osso do Quadril)
Coxa - Fêmur e Patela
Perna - Tíbia e Fíbula
Pé - Ossos do Pé
























1 CINTURA PÉLVICA: PRINCIPAIS PARTES..
A cintura pélvica é uma importante parte donosso corpo, pois é nela que está localizado o ísquio, que é onde nos apoiamos ao sentar.
Deve ser lembrado que o termo bacia, que é mais utilizado, refere-se ao espaço limitado pelos ossos ilíaco, sacro e cóccix.

1.2 FÉMUR
O fémur é o único osso da coxa, situado entre a anca e o joelho. Para além de ser o osso mais comprido do organismo, é o muito robusto e resistente. À semelhança detodos os ossos longos, o fémur também apresenta duas extremidades, denominadas epífises, e uma parte central, designada diáfise. A extremidade superior apresenta uma proeminência arredondada (2/3 de circunferência), que se denomina de cabeça, encontrando-se orientada para cima, para dentro e para a frente de modo a encaixar-se na cavidade cotilóide do ilíaco, ao nível da anca ou articulaçãocoxofemoral. A cabeça encontra-se unida à diáfise através de um segmento mais estreito e oblíquo, denominado colo, cuja base apresenta duas proeminências destinadas à inserção de músculos muito importantes, denominados grande trocanter ou externo e pequeno trocanter ou interno. A diáfise, ou corpo, tem uma forma semelhante a um prisma triangular e não é totalmente recta, pois apresenta uma ligeirainclinação (de cerca de 12°). A epífise inferior apresenta duas proeminências em ambos os lados, as quais devem permitir a articulação do joelho com a tíbia, sendo denominadas de côndilo externo e côndilo interno. Estas encontram-se separadas na parte inferior por um canal de superfície lisa, denominado tróclea. Para além disso, a parte inferior apresenta uma cavidade onde se encontra alojada a rótula.1.3 TÍBIA
É um dos dois ossos longos da perna e o mais robusto, e encontra-se paralelamente ao perónio. A epífise superior (larga) apresenta duas concavidades praticamente planas, as cavidades glenóides da tíbia, separadas entre si por uma proeminência denominada superfície interglenóide; na parte da frente existe outra proeminência, denominada tuberosidade anterior da tíbia. A diáfise, ou corpo,é muito resistente e tem um corte triangular. A epífise inferior apresenta uma superfície lisa que se articula no tornozelo com o astrágalo; a parte externa é composta pela chanfradura peronial que se deve articular com o perónio e, na extremidade interna, acaba numa proeminência óssea - o maléolo interno.
1.4 PERÓNIO (FÍBULA)
O perónio é um osso longo da perna, estando situado na parte...
tracking img