Memórias da guerra: a participação de um apodiense nas batalhas da segunda guerra mundial

2491 palavras 10 páginas
MEMÓRIAS DA GUERRA: A PARTICIPAÇÃO DE UM APODIENSE NAS BATALHAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Jailson Noronha Alves
Francisco Fabiano de Freitas Mendes

RESUMO
O presente artigo visa fazer uma explanação do comportamento do Brasil durante o Estado Novo, mas especificamente a segunda parte desse período, que envolve a política exterior do país, que levou-o a se aliar aos países do bloco da Aliança, para a participação do país na Segunda Guerra Mundial. Buscando entender, a partir de um personagem apodiense, fragmentos que compuseram os cenários da guerra na Itália, mostrando através de sua narrativa e confronto com outras fontes aquilo que se passava “por trás das cortinas” do espetáculo e o cenário montado e visualizado por um remanescente dos fatos que levaram, em seguida, o país a redemocratização.

PALAVRAS-CHAVES
2º Guerra Mundial – FEB – Itália – Alemães – Exército

De grande importância para o Brasil poder passar a (re)viver o estado democrático, depois da ditadura do Estado Novo, foi a Segunda Guerra Mundial. O Estado Novo, 1937 a 1945, que não foi nada homogêneo em sua vigência, foi grandemente afetado pela política externa brasileira. Se pois, na primeira parte do regime, 1937 a 1942, houve importantes reformas que o legitimou enquanto novo regime para o país, na segunda, 1942 a 1945, que corresponde ao período que o Brasil entrou na guerra, ficou nítido que o Estado Novo estava fadado ao fim, pois aquilo que o país, através das Forças Expedicionárias Brasileiras, foi promover lá fora – apoio a democracia –, não era vivida aqui, internamente. Assim, os oposicionistas ao governo passaram a exigir a redemocratização da nação; pois como se podia ir defender a democracia lá fora, e aqui viver a ditadura de Vargas?
Além do mais, o Brasil teve que se posicionar em suas relações internacionais, pois o momento internacional exigia. Se o país antes tinha acordos econômicos firmados com os americanos e os alemães, teve que se posicionar diante do cenário

Relacionados