Memorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória óptica armazena e recupera pulsos de luz individuais
Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/10/2009


Esquema do experimento, no qual um pulso de luz é parcialmente transmitido,causando o surgimento de um "eco", na forma de outro fóton. [Imagem: ANU]
Pesquisadores australianos descobriram uma forma de armazenar e "ecoar" pulsos de luz, permitindo que disparos de raios laserfuncionem como uma memória óptica, uma técnica que poderá viabilizar a criptografia quântica a grandes distâncias.

Criptografia quântica

A criptografia quântica está sendo desenvolvida para garantiro envio seguro de informações, que são codificadas em feixes de luz de uma forma que impede que algum usuário não-autorizado possa lê-la sem ser detectado.

Atualmente, os sistemas de segurançabaseados na criptografia quântica funcionam bem em distâncias de no máximo 100 quilômetros. Acima disso, a perda de informações é muito grande, inviabilizando sua utilização prática.

Hub quânticoIsso agora pode mudar com a descoberta feita pelos pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália, que descobriram como os "ecos" dos fótons podem ser usados para criar um dispositivo de memóriaquântica - o que significa que a luz pode ser capturada, armazenada e liberada quando necessário.

Esse dispositivo poderá se transformar em um repetidor (um hub) quântico, fazendo para as redesquânticas o que os hubs tradicionais fazem para as redes ethernet - reforçar os sinais para que eles atinjam distâncias maiores.

Memória óptica

"A luz é um meio fantástico para transferir quantidadesimensas de informação de forma muito rápida, mas ela não gosta de ficar no mesmo lugar por muito tempo," explica o Dr. Ben Buchler, coordenador da pesquisa.

"Este é o problema da memória óptica -como manter a informação codificada na luz em um determinado local para que você possa acessá-la mais tarde. Um método possível é diminuir a velocidade da luz de forma tão eficiente que equivalha a...
tracking img